Consórcio PCJ destaca a necessidade de as cidades se planejarem para garantir a sustentabilidade hídrica
Presidente da entidade e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, convocou os municípios e empresas associadas a perseguirem as metas do Plano das Bacias PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) realizou nessa quinta-feira (30), no auditório da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste (SP), a 97ª Reunião Plenária da entidade, com a presença de prefeitos da região e representantes das empresas associadas. Na ocasião, os membros do Consórcio pontuaram sobre a importância da união dos setores, público e privado, para tornar as cidades mais resilientes à ocorrência de eventos climáticos extremos, assegurando água em quantidade e qualidade para um desenvolvimento sustentável das Bacias PCJ.
O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Rafael Piovezan, destacou o papel fundamental que a entidade possui em sistematizar e organizar estratégias e ações para dar garantias hídricas para o desenvolvimento da região. “A gestão dos recursos hídricos interfere diretamente na vida das pessoas e ter a capacidade de ofertar água e tratar esgoto possibilita o desenvolvimento socioeconômico com a chegada de novas empresas, o que gera uma engrenagem importante para a sociedade”, pontuou.
Piovezan alertou, ainda, que o legado a ser deixado para o futuro da região é o de cidades com água e saneamento para todos. “O legado que temos de deixar, enquanto gestores, sejam da área pública ou privado, é o de um planejamento que faça sentido para os próximos que virão depois de nós a entender que manter o abastecimento de água e tratar esgoto é uma condição fundamental para o desenvolvimento das cidades”.
O Presidente do Consórcio PCJ convocou os prefeitos presentes e seus representantes, como também os gestores das empresas, para se comprometerem com as metas do Plano das Bacias PCJ e na necessidade de união de todos para garantir água para a bacia hidrográfica, em meio aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
VOLUME DE CHUVAS NAS BACIAS PCJ EM OUTUBRO CHEGAM PRÓXIMO DAS MÉDIAS HISTÓRICAS
Na reunião, os técnicos do Consórcio PCJ apresentaram um panorama sobre as chuvas dos últimos dias e as expectativas para o verão. Segundo o coordenador de projetos, responsável pelo Programa de Saneamento e Resíduos do Consórcio PCJ, Aguinaldo Brito Júnior, o mês de setembro teve uma ligeira melhora nas precipitações, mas elas ainda ficaram abaixo da média, o que contrasta um pouco com o mês de outubro, os as chuvas até o momento estão se aproximando do volume esperado para o mês. “Com as precipitações que ocorreram hoje e a previsão de mais chuvas para essa sexta-feira, esperamos que o mês de outubro feche com chuvas dentro da média”, atentou.
Segundo os técnicos ainda se recomenda cautela, tendo como práticas o uso sustentável da água, uma vez que os reservatórios de água ainda estão com volumes baixos. O Sistema Cantareira, por exemplo, está operando na faixa de restrição, com 23% do volume de água armazenado.
ÁGUA SUMMIT E CERIMÔNIA DE ENTREGA DO 9º PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Na Reunião Plenária, o Consórcio PCJ apresentou como irá funcionar o Água Summit, o workshop com os finalistas do 9º Prêmio Ação pela Água, que acontece na tarde do dia 28 de novembro, previamente à Cerimônia de Premiação.
O Água Summit será composto de painéis com os temas das categorias de premiação, no qual cada finalista irá apresentar seu projeto para em seguida o público participantes escolher aquele que mais se destacou e vencer a última categoria do 9º Prêmio Ação pela Água, intitulada “Beija-Flor pela Água”.
Os painéis estão divididos pelos seguintes temas/categorias:
• Painel 1 – Água e o Poder Público: com os finalistas da Categoria A – Municípios Associados ao Consórcio PCJ;
• Painel 2 – ESG e Água: com os finalistas da Categoria B – Empresas Associadas ao Consórcio PCJ;
• Painel 3 – Água Potável e Saneamento Básico: com os finalistas da Categoria C – Serviços Municipais de Saneamento Básico e/ou Empresas do setor;
• Painel 4 – Pesquisa, Inovação e Água: com os finalistas da Categoria D – Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em municípios Associados ao Consórcio PCJ;
• Painel 5 – Água e Educação: com os finalistas da Categoria E – Instituições de Educação Básica;
• Painel 6 – Educomunicação para a Água: com os finalistas da Categoria F – Comunicação nas Bacias PCJ;
• Painel 7 – Água para Todos: com os finalistas da Categoria G – Organizações não Associadas ao Consórcio PCJ.
O Água Summit acontecerá no dia 28 de novembro, a partir das 14h, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP). A Cerimônia de Premiação do 9º Prêmio Ação pela Água, também será realizada no mesmo local, a partir das 19h. Mais informações podem ser obtidas no site www.agua.org.br.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO GOTA D’ÁGUA E FINALISTAS DO “PRÊMIO SUA GOTA FAZ A DIFERENÇA”
Durante a Reunião Plenária, o Consórcio PCJ atentou para a realização do Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, que acontecerá também no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, no período da manhã. O evento irá avaliar as atividades desenvolvidas pelos participantes do projeto durante o ano, tendo como foco o tema central das capacitações, “Água: Guardiã da Biodiversidade”.
A coordenadora de projetos e responsável pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Mariane Leme, atentou para o evento e para a realização da tradicional premiação no âmbito do projeto, intitulada “Sua Gota faz a Diferença”, que contempla três categorias — Vídeo, Desenho e Podcast — divididas em duas modalidades de premiação em cada uma delas, sendo: estudantes do Ensino Infantil e Fundamental I; e Fundamental II junto do Ensino Médio. Três finalistas de cada modalidade de inscrição serão divulgados no dia 24 de novembro e receberão o certificado de “Destaques do Ano 2025”. Os vencedores serão anunciados durante o Seminário de Avaliação.
“Esperamos todos os associados no dia 28 de novembro, participando das atividades do Projeto Gota d’Água e em seguida das iniciativas do Prêmio Ação pela Água”, comunicou Mariane, durante a Reunião Plenária.
O Consórcio PCJ fará reconhecimentos especiais a parceiros que se destacaram ao longo do ano: Menções honrosas aos três agentes de interlocução com maior participação nos encontros mensais; Certificação aos municípios que enviaram trabalhos em todas as categorias e com maior número de participantes nas capacitações de 2025; Certificação aos municípios que envolveram o maior número de professores e estudantes na edição de 2024 do projeto.
Mais informações estão disponíveis no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).
