Cordeirópolis celebrou mais um avanço histórico na educação, o lançamento do Decreto que oficializa o Plano Municipal de Educação Antirracista, o Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental e as Diretrizes Municipais para a Educação Especial. Esta ação representa um compromisso com a inclusão, o respeito à diversidade e o aprimoramento do ensino para todas as crianças e adolescentes da cidade.
A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (11) no Paço Municipal e reuniu autoridades, professores, secretários municipais e equipe gestora da Secretaria de Educação.
Angelita Ortolan, responsável pela pasta ressaltou que o Plano não é apenas uma política educacional, mas uma afirmação do valor da igualdade e do respeito à diversidade étnico-racial. “Ele vem para inspirar práticas pedagógicas que combatam o racismo e promovam a valorização de todas as culturas e identidades.
Ao mesmo tempo, estamos oficializando o Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, que traz uma estrutura sólida e adequada para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.
Para o prefeito Adinan Ortolan, esses Decretos são mais do que documentos legais; eles são compromissos com um futuro melhor. “Estamos reafirmando que a educação é um direito universal, que deve contemplar todos, acolher as diferenças, respeitar e valorizar a identidade de cada estudante. Quero expressar minha profunda gratidão àqueles que acreditaram neste projeto e apoiou cada etapa. Aos profissionais da Secretaria de Educação, aos professores e coordenadores pedagógicos, ao Conselho Municipal de Educação, e a cada um dos que contribuiram para que este momento se tornasse realidade. E que, possamos ver, nos próximos anos, o impacto positivo dessas políticas na formação de cidadãos conscientes, respeitosos e preparados para construir um mundo mais justo” disse o mandatário.