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Dia dos Namorados faturou R$ 7,04 bilhões em 2023 e deve superar a marca em 2024

Após o forte movimento do Dia das Mães no e-commerce, o 12 de junho chega para fechar o final do primeiro semestre com boas perspectivas para o varejo brasileiro. O Dia dos Namorados apresenta crescimento constante em seu faturamento desde 2018, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Nesse período, o setor cresceu quase 200%, fechando 2023 com R$ 7,04 bilhões em receita bruta. A perspectiva é que essa evolução continue em 2024.
 

Com um cenário favorável à frente, é importante que os varejistas fiquem atentos às estratégias para se destacar no mercado e aumentar a aproximação com os clientes no e-commerce. Abordagens como programas de benefícios e o retail media podem proporcionar um caminho lucrativo para as vendas.
 

“Com tantas ofertas e possibilidades de compras, a estratégia é conseguir a atenção do consumidor. O retail media é um desses exemplos, que possibilita a criação de anúncios personalizados dentro das páginas de comércio eletrônico, com o intuito de sugerir produtos que possam interessar ao consumidor e, ao mesmo tempo, gerar uma receita adicional à marca. Além disso, programas de benefícios oferecem oportunidades que fortalecem a relação entre compradores e as lojas”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
 

Benefícios em alta
 

Dados apurados pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em 2023, mostram que 80% dos clientes preferem fazer suas compras em lojas que ofertem algum tipo de benefício. Esta porcentagem representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior e mostra uma mudança de comportamento dos consumidores, principalmente no comércio eletrônico.
 

“Os programas de benefícios são uma oportunidade de deixar os consumidores mais próximos da marca, com maior estímulo à compra e ao retorno para novas operações. A ideia é que os clientes permaneçam não apenas por uma promoção, mas pela percepção de que comprar em determinada loja é sempre uma vantagem. A pesquisa só confirma que esta preferência está cada vez mais consolidada”, explica Eduardo Esparza, que também está à frente do programa de benefícios “Compra e Volta” no Brasil.
 

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