GeralMeio Ambiente

Dia Mundial para a Prevenção dos Desastres Naturais

O Dia Mundial para a Prevenção dos Desastres Naturais, em 12 de outubro, foi instituído em 1989 pela Assembleia das Nações Unidas, como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes. Para celebrar a data, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, divulga informações sobre o tema.

Desastre Natural é a ocorrência de um fenômeno natural que modifica a superfície terrestre e atinge áreas habitadas, trazendo prejuízos que podem atingir direta ou indiretamente a economia, indivíduos e comunidades. Podem ser desabamentos, erosões, furacões, alagamentos e inundações, entre outros. São fenômenos causados principalmente por pressões antrópicas, como uso irregular do solo, mau gerenciamento dos recursos hídricos, desmatamentos, que invariavelmente alteram as condições ambientais. Atualmente, um dos fenômenos mais debatidos e intensificados pela ação do homem são as mudanças climáticas. 

De acordo com o CRED – Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres, o Brasil é um dos países mais atingidos por desastres hidrológicos, como inundações e enchentes. Esses desastres ocorrem normalmente durante chuvas intensas e prolongadas no verão, na região sul e sudeste, e no inverno, na região nordeste. Um relatório do CRED mostrou que, entre 1995 e 2015, 90% dos maiores desastres no mundo foram causados por eventos meteorológicos. Deles, 43% foram hidrológicos e 28% foram tempestades. 

Para prevenir esses desastres, é fundamental promover investimentos em pesquisa a fim de conhecer a maior incidência e identificar suas causas. Em São Paulo, existe o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos que integra diversos órgãos estaduais. Um desses órgãos é a Cetesb, que coordena o Programa Estadual de Mudanças Climáticas – Proclima, responsável pela elaboração de relatórios de emissões de gases de efeito estufa. Já o Instituto de Pesquisas Ambientais e a Defesa Civil, desenvolvem cursos voltados aos municípios paulistas para que eles criem seus planos de ação e se preparem para possíveis desastres, envolvendo tanto os gestores municipais quanto a população.

Como medidas de proteção e prevenção desses desastres, ações que prejudicam o meio ambiente, como queimadas, desmatamento e uso inadequado do solo devem ser evitadas e denunciadas. Colabore com o Ambiente, denuncie! Disque 153.

O tema educativo tem relação com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

–           Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

–           Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *