Educação de Americana recebe Selo Petronilha por ações de equidade racial
A Secretaria de Educação de Americana está entre as 428 pastas municipais de todo o País que receberam o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, uma iniciativa do Ministério da Educação de reconhecimento às redes públicas pelo desenvolvimento de ações emergentes à equidade racial e quilombola.
Em sua edição inaugural, o Selo Petronilha 2025 concedeu a 436 secretarias de educação, sendo 428 municipais e 8 estaduais, que assumiu o compromisso com a implementação de políticas educacionais de equidade racial e quilombola. Dentre elas, 20 secretarias receberam destaque nacional pelas práticas adotadas e foram premiadas com recursos financeiros destinados ao fortalecimento de ações.
As secretarias atenderam aos critérios de adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), participação no Diagnóstico de Equidade e classificação no Índice de Formação ERER/EEQ.
Em Americana, as ações desenvolvidas em 2025 incluíram formações online para professores, gestores e equipe técnica da Secretaria de Educação, formação continuada nas reuniões pedagógicas dos professores, formação em letramento racial para professores e gestores e formação para escriturários e secretários das escolas, homologadas à implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira.
“Esse é um resultado muito positivo e que reafirma o compromisso de gestão de Chico Sardelli e Odir Demarchi com a Educação pública de qualidade. Este ano, faremos também o envio de trabalhos para concorrer à premiação financeira, além do próprio Selo Petronilha, tendo em vista que fizemos um bom trabalho em 2025”, projetou o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini.
