AmericanaDestaquesGeralMeio Ambiente

Encontro do Programa Município VerdeAzul em Americana reúne representantes de 13 municípios

O Encontro do Programa Município VerdeAzul (PMVA), realizado nesta quarta-feira (2), no Senac, reuniu representantes de 13 municípios para discutir as diretivas do programa. O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana. Além do nosso município, participaram do encontro representantes das cidades de Analândia, Louveira, Campo Limpo Paulista, Limeira, Araras, Rio Claro, Santa Gertrudes, Nova Odessa, Monte Mor, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Os objetivos do PMVA e suas diretivas foram explanados pelo coordenador do programa André Simas e pela equipe técnica da secretaria estadual.

“O Programa Município Verde Azul busca, desde a sua criação, o aprimoramento do trabalho junto aos municípios, para que novas adequações e ajustes possam ser feitos conforme a avaliação das diretivas e as condições e características de cada cidade. O objetivo é que as ações municipais sejam reconhecidas e valorizadas, fomentando a política ambiental. Neste novo ciclo do Programa teremos uma consulta pública, entre agosto e setembro, visando a participação de todos neste processo. Sobre as diretivas, por exemplo, haverá a inclusão mais específica de ações sobre mudanças climáticas, zoneamento ecológico-econômico, incorporação das condições sociais, entre outros temas a serem discutidos”, explicou o coordenador do PMVA.

O secretário de Meio Ambiente de Americana, Fábio Renato de Oliveira, saudou os representantes das cidades e falou sobre o trabalho do PMVA. “Agradecemos à equipe do Programa Município VerdeAzul, ao coordenador André, ao Senac pelo apoio e aos interlocutores do Programa pela presença. Americana leva como prioridade do governo do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir as normativas que envolvem o Meio Ambiente e todas as secretarias estão interligadas neste processo. Por isso, temos a responsabilidade em atingir as metas e a diretivas que o programa pede, buscando vidas melhores e pessoas mais felizes por meio das ações propostas e realizadas”, disse o secretário de Meio Ambiente de Americana.

O PMVA, criado em 2007, tem o objetivo de incentivar a eficiência da gestão ambiental, estimulando as prefeituras na execução de políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Os municípios são avaliados de acordo com a medição de diversas diretivas, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

A interlocutora do PMVA de Americana, diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, ressaltou a importância da pontuação no ranking do PMVA e a interação entre os municípios. “Cumprir as diretivas é muito importante, assim como a interação e a troca de experiências entre os municípios. Os interlocutores têm um papel fundamental para que as metas sejam alcançadas da melhor maneira possível, buscando o auxílio, o empenho e o apoio de todas as secretarias e órgãos que executam as diversas ações pelo bem da cidade”, disse a interlocutora de Americana.  

Também participaram do encontro, o vereador Léo da Padaria, o coordenador Kelvis Rogério Germano, o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta, o secretário adjunto de Meio Ambiente e responsável pelo Setor de Horta, Neto Franzatto, o encarregado da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Eurípedes Raymundo, entre outros convidados.

No ranking do Programa, Americana está na 16ª posição no Estado de São Paulo e em 1º lugar na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *