Ícone do site Opinião Play

Espaço Maternidade celebra a importância do aleitamento materno

O mês de agosto é marcado pela conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno. Esta iniciativa global, chamada de Agosto Dourado, busca não apenas informar, mas também promover a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida – essa é a melhor forma de garantir a saúde e o desenvolvimento saudável do bebê. Como forma de incentivo à amamentação, o Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Políticas para a Mulher e dos Transportes Metropolitanos, possui na Estação da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o primeiro Espaço Maternidade.


O projeto piloto é inovador e resulta de uma parceria intersecretarial com o objetivo de acolher as mães e bebês em trânsito, além de humanizar a amamentação e dar oportunidade de ordenha do leite materno para aliviar desconfortos. Também há orientações quanto à importância da doação de leite materno para atender 100% dos bebês na faixa etária de 1 a 24 meses.


“Sabemos que o leite materno oferece todos os nutrientes essenciais que um bebê necessita nos primeiros meses de vida, além de conter anticorpos que ajudam a protegê-los contra diversas doenças – por isso a importância de promover um espaço para as mães amamentarem tranquilas enquanto se deslocam pela cidade”, afirma a Secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.


No Brasil, iniciativas como a criação de salas de apoio à amamentação em locais públicos, empresas e instituições de saúde têm contribuído para tornar o aleitamento materno mais acessível e viável para as mães. Estas salas proporcionam um ambiente confortável e adequado para que as mães possam amamentar ou realizar a ordenha do leite materno, quando necessário.

Apoio às mães

Em São Paulo, o Espaço Maternidade na Estação da Luz da CPTM é um exemplo concreto do compromisso do Estado em apoiar as mães. Este projeto piloto representa um avanço significativo na promoção da saúde materna e infantil, reforçando a importância de políticas públicas inclusivas e humanizadas.

Construído com base nos preceitos do desenho universal, que atende as normas de acessibilidade e segurança dentro de uma área de 56m², o Espaço Maternidade é também um ambiente projetado para troca de fraldas e entretenimento das crianças, proporcionando conforto e praticidade.
 

“O Espaço Maternidade da CPTM, pioneiro no sistema metroferroviário, tem ambientes totalmente integrados, oferecendo conforto e acolhimento às mães que utilizam o transporte sobre os trilhos. Essa parceria é essencial para o incentivo à amamentação e já registramos 600 atendimentos entre março e julho”, afirma a presidente interina da CPTM, Ana Caroline de Faria Eduardo Borges, presidente interina da CPTM.

O local é equipado com poltronas e mesas de canto para as mães lactantes, além de trocadores, brinquedoteca, uma copa com micro-ondas, dois cadeirões de refeição e filtro de água e dois sanitários comuns acessíveis. A sala fica na Plataforma 5 da Estação da Luz, no local de acesso ao Expresso Aeroporto.
 

SP Por Todas
 

O Espaço Maternidade integra o movimento São Paulo por Todas, promovido pelo Governo de SP para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
 

A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.
 

CPTM
 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Sair da versão mobile