Espetáculo “Me Dá Tua Mão”, com Clóvys Tôrres, chega ao Teatro Municipal de Americana
O Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, recebe neste domingo (10) às 19h, o solo “Me Dá Tua Mão”, protagonizado pelo ator Clóvys Tôrres. A classificação indicativa é livre, e os ingressos custam de R$ 25,00 a R$ 50,00 e estão disponíveis em www.vargasingressos.com.br. O Teatro Municipal fica na Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol.
Com uma narrativa poética que mistura memória, música e teatro, a montagem promove uma viagem emocional do sertão ao mar, tocando o público com histórias universais de amor, saudade e família.
Em cena, um homem recebe visitas na sala de sua casa (o teatro), enquanto sua esposa, presente apenas na memória, pede sua mão no quarto de dormir. Através de um berrante, um acordeon e uma atuação sensível, Clóvys Tôrres entrelaça as histórias desse casal com as lembranças da plateia, convidando todos a reviverem seus próprios sentimentos e experiências.
“À medida que as personagens revelam suas emoções, a plateia mergulha em suas lembranças particulares e esta é a grande poesia do trabalho. Cada um cria suas próprias paisagens e desperta suas emoções, a partir da provocação do narrador que desnuda momentos e personagens familiares a qualquer pessoa”, observou Clóvys Tôrres.
Com mais de 70 cidades percorridas no Brasil e apresentações no Paraguai e Portugal, o espetáculo é resultado de uma pesquisa de 20 anos sobre memória. Seu primeiro trabalho nessa linha foi Maria Mucuta, encenado entre 2000 e 2004. À época, o ator coletou depoimentos de mais de 500 pessoas, especialmente idosos, para construir narrativas sobre memórias, vivências e alegrias.
Antes da apresentação, das 16h às 17h30, o ator ministrará uma oficina especial para 20 participantes, aprofundando sua técnica e processo criativo.
O ator, diretor e autor Clovys Tôrres tem 35 anos de carreira e participação em mais de 30 montagens teatrais, cinema, séries e telenovelas. Iniciou sua carreira teatral em Piracicaba, no Núcleo de Cultura da Universidade Metodista, onde se formou em Comunicação Social. Por 10 anos foi produtor e realizador do projeto “Letras Em Cena”, que levou ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) mais de três mil artistas, lendo e discutindo dramaturgia universal. É autor de dois livros e criador de dois longas e de um curta, além de mais de 25 peças.
“Tive a oportunidade de encontrar Clóvys Tôrres antes do espetáculo e compreendi a menção honrosa dedicada ao ator pelo festival Rio Fantastik 2024. O espetáculo ‘Me Dá Tua Mão’ promete emocionar a plateia do Teatro Municipal e estão todos convidados”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.