Cultura

Espetáculo teatral “Novas Formas de se Ver” estreia nesta sexta-feira em Americana

Começa nesta sexta-feira (5), às 15h, no Senac Americana, a série de apresentações do espetáculo “Novas Formas de se Ver”. As apresentações integram o projeto “Sensações”, realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com produção do agente cultural João Nalão. A entrada é gratuita.

Escrito e dirigido por João Nalão, o espetáculo é uma comédia que coloca em cena cinco atores, sendo dois deles pessoas com deficiência visual, ampliando o debate sobre inclusão e aproximando o público dessa realidade. “Novas formas de se ver” acontecerá com a plateia com os olhos vendados, seguido de uma roda de conversa com o público presente, com o objetivo de sensibilizá-lo para a temática. A proposta visa proporcionar uma experiência sensorial aos espectadores.

“O objetivo deste projeto não é apenas falar sobre inclusão e sobre as pessoas com deficiência visual, mas, sim, dar voz a elas, abrir espaços para que possam falar e para que elas estejam nesses lugares que também são delas por direito. Nosso objetivo é transformar a forma como as pessoas percebem a arte e a vida. Falar sobre a experiência das pessoas com deficiência visual e trazer essa realidade para o palco é, sem dúvidas, uma forma de quebrar barreiras e abrir horizontes”, explicou João Nalão.

A produtora executiva, Kamila Lopes, ressaltou a riqueza do processo: “Antes dos ensaios, realizamos uma oficina de capacitação, mas o aprendizado verdadeiro veio no dia a dia, no contato direto com os atores e com a realidade deles. A acessibilidade está presente em todas as camadas desse espetáculo”.

O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, após ter sido selecionado pelo edital de chamamento público PNAB 05/2024, nos termos da Lei Federal Nº 14.399/2022.

“A administração Chico Sardelli e Odir Demarchi fomenta a cultura em diversos pontos da cidade por meio da PNAB, apoiando os artistas locais e ampliando o acesso da sociedade à produção artística”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

Confira o calendário de apresentações:

05/09 às 15h – SENAC (Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila São Pedro)

19/09 às 15h – E.E. Prof Constantino Augusto Pinke (Rua Humberto Casagrande, 565 – São Luiz)

22/09 às 16h30 – SESPA (Rua Pica-Pau, 80 – Jardim dos Lírios)

26/09 às 14h – E.E. Silvino José de Oliveira (Rua Prof. Miguel Couto, 716 – Vila Cordenonsi)

02/10 às 19h – Diaconia (Rua Carlos Vassalo, 422 – Parque São Jerônimo)

03/10 às 14h – E.E. Profa Clarice Costa Conti (Rua Maria Cavalcante Proença, 99 – Antônio Zanaga)

09/10 às 19h – APAM – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Rua Maranhão, 1437 – Praia Azul)

10/10 às 14h – E.E. Maria José de Mattos Gobbo (Rua Coelho Neto, 650 – Vila Amorim)

16/10 às 19h30 – E.E. Prof. Antonieta Ghizini Lenhare (Rua Angela Carolina Campari Pace, 199 – Jardim Brasília)

17/10 às 14h – E.E. Estadual Professora Niomar Apparecida Mattos Gobbo do Amaral Gurgel (Rua Alfredo Spínola de Melo, 200 – Parque Gramado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *