CulturaPrincipais

Festival de Luzes de São Paulo ilumina a Capital

Projeções no Edifício Anchieta, de hoje até o domingo marcam a abertura da mostra de Mídia Arte em sua terceira edição.

Se você pretende ir a São Paulo num final de semana de hoje até o dia 08 de novembro, deve conferir o Festival de Luzes de São Paulo (FLSP) que oferece uma com programação totalmente gratuita, distribuída em vários pontos da cidade. São mais de 10 atrações, assinadas por 10 artistas e que incluem projeção mapeada, intervenções com luz, workshops e uma inédita combinação de performance suspensa com ballet de drones.

Festival de Luzes de SP

“Queremos discutir temas globais importantes por meio da arte, valorizando o espaço público. Neste momento delicado, de reabertura gradual, em que as pessoas estão perdendo a esperança, a luz é uma metáfora para inspirar novos caminhos”, explica seu idealizador e organizador, Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm. Com carreira internacional, o artista é um dos pioneiros em Vjing e mapping no Brasil e responsável por criações como o Agigantador de Pessoas, a remixagem do Monumento às Bandeiras, de Brecheret, e projeções em icebergs na 1ª Bienal da Antártida.

Além de atrações próprias, o Festival de Luzes de São Paulo (FLSP) integra este ano a programação de algumas das principais iniciativas do calendário cultural da cidade, como a Virada Sustentável. O público pode acompanhar todas as obras ao ar livre ou via streaming.

Na terceira edição, o Festival deixa de se concentrar no centro para movimentar a capital paulista também nas zonas Oeste, Norte e Sul – da Avenida Paulista a São Matheus, do Beco do Batman ao Ibirapuera, em monumentos históricos, empenas de edifícios, parques e comunidades.

Em 2020, o Festival de Luzes de São Paulo (FLSP) triplica de tamanho e se projeta como uma das relevantes mostras de Mídia Arte no Brasil, abordando temas como consumo consciente, economia circular, inclusão digital, novas tecnologias, remix de monumentos históricos e inspiração. Além disso, o Festival conta este ano com patrocínios de Banco Toyota, Hoteis.com, QuintoAndar, Electrolux e Braskem.

Mais detalhes da programação pelo Instagram oficial @luzes.sp.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

2 a 4 de outubro

Storyboard

por VJ Suave

No Edifício Anchieta (cruzamento da Av. Paulista com a Rua da Consolação)

Das 19h até às 23h59

Patrocínio: Electrolux e Secretaria Estadual de Cultura

Em conjunto com a Virada Sustentável.

O duo VJ Suave (vjsuave.com) de artistas audiovisuais é formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta e utiliza animação quadro a quadro projetada em superfícies urbanas, misturando tecnologia e street art. Propõe, em suas obras, um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, combinando história animada e vida real. A obra é desenvolvida a partir de desenhos feitos à mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço escolhido.

10 a 12 de outubro

por Elka Andrello (VJ Elka)

No Edifício Anchieta (cruzamento da Av. Paulista com a Rua da Consolação)

Das 19h até as 23h59

Tema: economia circular

Patrocínio: Braskem e Secretaria Estadual de Cultura

Em conjunto com a Virada Sustentável.

A animação inédita relaciona a economia circular ao conceito de encarnações de objetos, criados e recriados com plástico. São utilizadas técnicas de ilustração, estêncil, motion design e lettering, com ilusão de ótica e mapping 3D, formando um fluxo de imagens coloridas em loop, de maneira a representar o processo circular de uso e reúso dos materiais.

A videoartista Elka Andrello (www.elkaandrello.com) cria vídeo cenografias e instalações, utilizando técnicas de mapping e live vjing. Suas projeções são uma experiência imersiva de arquitetura ou cenografia e movimento, tornando a performance uma experiência holística. Já se apresentou com Gaby Amarantos, Rincon Sapiência, Alok e criou visuais para WME Awards e campanhas para Nike, Absolut, NBA e Ri Happy Brinquedos.

Fonte: Assessoria de imprensa FLSP