Festival de Teatro de Americana reúne 14 espetáculos e 3 oficinas
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura, realiza o “Fest Cult – Festival de Teatro de Americana”, com produção da Associação Fábrica das Artes, em parceria com o GTT, Cia Finibus e Câmara Setorial de Teatro. A programação está repleta de espetáculos para crianças e adultos e começa nesta sexta-feira (25), com abertura às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol).
São 14 espetáculos e 3 oficinas de aperfeiçoamento promovidos em palcos e espaços pela cidade até o dia 4 de maio. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos ficam disponíveis nos locais da apresentação, meia hora antes do início do evento. No caso das oficinas, as inscrições devem ser feitas pelo site do Espaço Fábrica das Artes, em fabricadasartes.art.br.
“Estamos ansiosos para conferir os espetáculos nos mais diversos palcos. Americana tem uma produção teatral tradicional e a administração Chico Sardelli e Odir Demarchi acerta ao proporcionar este evento que trará mais visibilidade aos grupos artísticos de nossa cidade”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
“Estamos orgulhosos de poder pilotar um evento tão significativo como o Fest Cult. O meio teatral em Americana sempre foi muito forte e dinâmico e, com a iniciativa da administração municipal, estamos colocando essa arte novamente em evidência”, observa o presidente da Associação Fábrica das Artes e produtor cultural Carlos Justi.
O “Fest Cult – Festival de Teatro de Americana” é financiado com recursos do Fundo Municipal de Assistência à Cultura.
Programação
O primeiro espetáculo, “Eu, Você, Nossas Cores, Nossa Voz”, será encenado no dia 25, às 15h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire (Rua Jales, 61, Parque Novo Mundo). A montagem acompanha a jornada de Dandara e Yalodê, duas mulheres que, marcadas pela luta e pela resistência, constroem juntas um caminho de união e transformação em um mundo que desafia sua existência, resgatando a força ancestral de Dandara e Zumbi dos Palmares e mergulhando na rica cultura afro-brasileira.
Às 20h30 do dia 25, a Companhia Teatral Manás Laboratório de Dramaturgia, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Por Um Pingo”. Com dramaturgia indicada ao Prêmio Shell de Teatro 2024, a peça de comédia traz um casal que aguarda a visita de um corretor de imóveis em seu apartamento. Mas surge uma mancha de mofo no teto: um vazamento de água iminente. Ao chamar um homem dos serviços, ele faz a primeira visita e desaparece. A mancha cresce e os pingos não param, revelando o passado que está soterrado por trás das paredes do edifício.
No sábado (26), serão realizados três espetáculos e uma oficina. Às 11h, no Calçadão do Centro (cruzamento das ruas Fernando de Camargo e 30 de Julho), acontece o espetáculo “Tinotic e Cramati no Mundo Criativo”, da companhia Par de Artes. A peça conta a história de Tinotic, que visita um planeta vibrante e cheio de vida onde vive Cramati e Papolha. Ao longo da história, Tinotic embarca em uma missão para ajudar sua amiga Cramati a descobrir o valor de ser único e a beleza de sua própria criatividade.
Já às 14h, o Espaço da Cia Finibus (Rua Vicente de Carvalho, 412, Vila Amorim) recebe a Oficina de Direção Teatral, ministrada por Dante Passarelli e Fernanda Zancopé. A oficina é aberta a toda a comunidade: artistas e pessoas interessadas em direção teatral.
Às 20h, no Fábrica das Artes, o espetáculo “Caderno em Branco” conta a história de Zé, uma criança curiosa e cheia de imaginação que mora em uma linda casa junto aos avós do coração. O que ele mais adora fazer é passar o tempo ouvindo as histórias e aprendendo com eles. Um dia, ele recebe uma tarefa difícil da escola: um caderno em branco que precisa ganhar vida com a definição da palavra “memória”.
Às 23h, no Fábrica das Artes, será encenado o espetáculo “Me dá tua mão”, da Companhia Mucuta de Teatro – Clóvys Tôrres Produções Artísticas. A montagem apresenta uma história de amor que nos transporta do sertão ao mar, por meio de um ator, um berrante, um acordeom e diversos enredos entrelaçados pela delicadeza.
No domingo (27), o Parque Ecológico Municipal de Americana “Engenheiro Cid Almeida Franco” será palco para “O Palhaço Sou Eu”, do Grupo Teatral Talento e Coletivo TantoFaz. O espetáculo começa às 11h e reúne cenas divertidas a partir de clássicas gags circenses. Situações embaraçosas do cotidiano são abordadas, como o medo de se expor em público, a “esperteza” do ingênuo, as mancadas do desastrado, a mágica pela ótica do palhaço, entre outras. O espetáculo tem classificação livre.
Para encerrar o primeiro final de semana, às 20h a Cia Finibus apresenta no Fábrica das Artes o seu espetáculo “4:48 – Aos pedaços”. Ao explorar o universo da dramaturga inglesa Sarah Kane, a peça traz a autora como personagem central, vivenciando um turbilhão de sentimentos e sensações e tentando lidar com diversas questões internas, como a não aceitação de sua própria orientação sexual, a depressão, os efeitos de medicamentos e o limite do ser humano.
Confira os horários e locais das apresentações:
25/04 (sexta-feira)
15h30: Teatro de Rua – “Eu, Você, Nossas cores, Nossa voz” – Adriana Ferreira Pires, sob direção de Karoline Leão, na EMEF Paulo Freire (Rua Jales, 61, Parque Novo Mundo)
20h: Abertura Oficial no Teatro Municipal Lulu Benencase (Rua Gonçalves Dias, 696, Jardim Girassol)
20h30: Teatro Adulto – “Por Um Pingo” – Manás Laboratório de Dramaturgia, sob direção de Dante Passarelli e Fernanda Zancopé, no Teatro Municipal Lulu Benencase
26/04 (sábado)
11h: Teatro de Rua – “Tinotic e Cramati no Mundo Criativo” – Par de Artes, sob direção coletiva de Michaele Lobo e Wemer Santana, no Calçadão do Centro (cruzamento das ruas Fernando de Camargo e 30 de Julho)
14h: Oficina de Direção Teatral, no Espaço Finibus (Rua Vicente de Carvalho, 412, Vila Amorim)
20h: Teatro Adulto – “Caderno em Branco” – Núcleo Entre Mundos, sob direção de Lucas Vezzani, no Fábrica das Artes (Rua Dr. Cícero Jones, 146, Vila Rehder)
23h: Teatro Adulto – “Me dá tua mão” – Cia Mucuta de Teatro, sob direção de Amir Haddad, no Fábrica das Artes
27/04 (domingo)
11h: Teatro de Rua – “O Palhaço Sou Eu” – GTT / TantoFaz, sob direção de Carlos Justi, no Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” (Avenida Brasil, 2.525)
20h: Teatro Adulto – “4:48 – Aos pedaços” – Cia Finibus, sob direção de Patricia Claro, no Fábrica das Artes
01/05 (quinta-feira)
14h: Oficina “Neurodivergência em Foco”, ministrada por Bruno Henrique da Silva Flores e Mariéllen Barreto Villas Boas, no CCL (Av. Brasil, 1293, Jardim São Paulo)
20h: Teatro Adulto – “Cartas para Josephine” – Coletivo TantoFaz, no Fábrica das Artes
02/05 (sexta-feira)
20h: Teatro Adulto – “Lacuna” – Artista individual Gabriel Adorno, sob direção de Claudia Maria Viggiano Laurenti, no Fábrica das Artes
03/05 (sábado)
11h: Teatro de Rua – “A Menina e o Porco Chicó” – Entretenimento e Cultura, sob direção de Ronaldo Brito, no Calçadão do Centro
14h: Oficina de Dramaturgia, ministrada por Aimar Labaki, no Espaço Gaia (Rua Dom Bosco, 11, Sala 8, Vila Santa Catarina)
20h: Teatro Adulto – “E a Dramaturgia…?” – Grupo Ethos, sob direção de Claudia Maria Viggiano Laurenti, no Fábrica das Artes
23h: Teatro Adulto – “Ética 10” – Cia Peripatéticos, sob direção de Marcelo Porqueres, no Fábrica das Artes
04/05 (domingo)
16h: Teatro de Rua – “Jerônimo Show” – Circo Caramba, sob direção de Thiago Sales, na Praça Vó Palmira (Rua São Teodoro, 200, Jardim Nossa Senhora do Carmo)
20h: Teatro Adulto – “Memórias” – Cia Aurora de Teatro, sob direção de Fafátta Gianfratti, no Fábrica das Artes