Destaques

Festival Internacional de Música Judaica de 17 a 25/10

A 11ª edição do Kleztival, Festival Internacional de Música Judaica, acontecerá de 17 a 25 de outubro de 2020, com uma extensa programação de apresentações e concertos musicais, workshops, palestras e masterclasses para músicos, profissionais, amadores e estudantes de música.

Durante nove dias, o Kleztival, que nesse ano será totalmente online, receberá músicos, cantores e instrumentistas de diversos países, que vão se unir a artistas brasileiros numa troca de conhecimentos, sonoridades e aprendizado recíproco, fazendo apresentações musicais de altíssima qualidade.

Dentre os destaques da 11ª edição estão as apresentações da premiação Bubbe Awards, o show musical do grupo Dobranotch da Russia e do Duo argentino Lerner e Moguilevsky.

A direção artística e musical é do trompetista norte-americano Frank London, um dos criadores do longevo grupo The Klezmatics, agraciado com o Prêmio Grammy pelo disco Wonder Wheel, e da cantora, compositora e produtora cultural paulistana Nicole Borger, diretora executiva do IMJ Brasil.

Este ano a programação será incrementada com uma atração paralela – o concurso Bubbe Awards. Um grupo de jurados de diversos países e de renome internacional selecionará 30 finalistas em três categorias: canção, tema instrumental e videoclip. Os finalistas serão apresentados em três noites a partir de 17/10. Após a votação do júri popular, eles serão apresentados e premiados.

“Superando as expectativas, a ideia foi tão bem sucedida que a atração recebeu 135 inscrições de 22 países diferentes, da Austrália à África do Sul, de Israel à Europa, da Argentina à América do Norte”, declarou Nicole Borger.

Realizado pelo Instituto da Música Judaica – Brasil, o Kleztival nasceu em 2010, como uma mostra de Música Judaica feita no Brasil e no mundo, e rapidamente conquistou um público cativo. Tornando-se um marco cultural da cidade de São Paulo, colocou o Brasil na rota dos principais e mais importantes eventos dessa natureza no mundo, ao lado de países da América do Norte e Europa, que sediam festivais similares há mais tempo.

Confira a programação: (sujeita a alteração)

Dia 17/10 as 20:30 hs – apresentacao dos dez finalistas da categoria de Melhor Videoclip de Musica Judaica do Bubbe Awards

Dia 18/10 – 12 hs – apresentação do grupo carioca Viver com Yiddish
15 hs. – Step Forverts Kids, mostra de jovens cantores de Yiddish de vários países, inclusive do Brasil, na faixa dos 3 a 16 anos.
19 hs – apresentação dos dez finalistas da categoria de Melhor Canção Yiddish original do Bubbe Awards

Dia 19/10 – 20:30 hs- apresentação dos dez finalistas da categoria de Melhor Tema Klezmer Instrumental original do concurso Bubbe Awards

Dia 20/10 – 20:30 hs – mostra de videoclips de musica judaica diferenciados

Dia 21/10 – 20:30 hs – show ao vivo (online) do Grupo Dobranotch de Sao Petersburgo, Russia

Dia 22/10 – 16 hs. – Klezmer nos Pampas – debate ao vivo (online) com um compositor brasileiro, Claudio Levitan e outro argentino Natalio Sturla, cujas influencias musicais decorrem de suas raizes familiares nas colonias judaicas do Barao de Hirsh.

Dia 24/10 – 16:00 hs. – Zingt un Dertseil – Cantar y Contar – programa preparado na Argentina, especialmente para o Kleztival, com a cantora Zulema Benveniste e a historiadora Esther Shwarcz.
20:30 hs – Finalíssima do concurso Bubbe Awards – cerimônia de premiação dos vencedores.

Dia 25/10 – 12 hs . Gravações Historicas da Canção Yiddish – palestra com os Profs. Abraham Lichtenbaum e Silvia Hansman, da Fundacion IWO, centro de investigação histórica da comunidade judaica, de Buenos Aires.
19 hs. – apresentação musical do Duo Lerner & Moguilevsky, da Argentina.

Todas as apresentações serão transmitidas pelo site: www.imjbrasil.com.br

Fonte :Assessoria de imprensa do festival