Frente fria deve provocar chuva e queda expressiva na temperatura nesta semana
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a aproximação e passagem de uma frente fria, prevista para esta segunda-feira (23), que deverá provocar fortes chuvas em diversas regiões do território paulista. Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores entre outros. O alerta é válido para todo o estado de São Paulo.
A região de Campinas e outras do Estado, segundo o órgão, devem se preparar para chuvas e ventos com forte intensidade, exigindo atenção redobrada da população. Com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada das temperaturas em todo o Estado, com destaque para as madrugadas, quando são esperadas as menores mínimas.
As temperaturas mais baixas devem ocorrer na madrugada de quarta-feira (25), com mínimas entre 6 e 8°C na região de Campinas.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o inverno de 2025 será marcado por características mais típicas da estação. Com a neutralidade das condições no Oceano Pacífico — ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño e La Niña —, os próximos meses devem apresentar episódios de frio intenso e alternância entre períodos úmidos e secos, conforme apontam os modelos meteorológicos mais recentes.
Ao longo da estação, são esperadas temperaturas abaixo de 10°C em diversas regiões do estado, especialmente durante a passagem de frentes frias. A previsão também indica chuvas ocasionais associadas a essas frentes, com destaque para o mês de julho.