Ícone do site Opinião Play

Governo de SP decreta situação de emergência em Artur Nogueira devido à estiagem

O governo de São Paulo decretou situação de emergência em Artur Nogueira por causa dos efeitos da estiagem no município. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial do Estado após uma visita técnica da secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, do DAEE (Departamento de Águas do Estado) e da Defesa Civil.

O decreto tem validade de 180 dias e autoriza entidades e órgãos públicos estaduais a apoiar a população das áreas afetadas, em coordenação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Entre as ações definidas, está o desassoreamento do córrego Cotrins para melhorar a captação de água. O DAEE já iniciou os trabalhos com uma escavadeira hidráulica e caminhões. Em estudo, também está a viabilidade técnica e econômica para a instalação de uma adutora provisória que levará água do córrego Boa Vista (conhecido como Poquinha) para uma das Estações de Tratamento de Água da cidade, dobrando o volume de água na ETA.A Defesa Civil está enviando 25 mil litros de água para Artur Nogueira amanhã. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, o governo apoiará com ações emergenciais dentro do Plano Estadual de Resiliência à Estiagem – São Paulo Sempre Alerta.

Investimentos e perfuração de poços

Segundo o estado, nos próximos dias, será lançado um novo chamamento para prefeituras interessadas na perfuração de poços. Nos últimos 16 meses, foram investidos R$ 144,3 milhões na perfuração de 139 poços em 125 municípios.

Além das ações emergenciais, o governo está implementando soluções definitivas para a escassez hídrica, especialmente nas regiões mais afetadas.

Natália Resende destacou: “Vamos autorizar em breve o início das obras da barragem de Pedreira, na divisa dos municípios de Pedreira e Campinas, e a barragem de Duas Pontes, em Amparo. Essas obras são fundamentais para garantir segurança hídrica na região metropolitana de Campinas, uma das mais afetadas pela seca.”

As barragens de Pedreira e Duas Pontes aumentarão a segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas, elevando a oferta de água regionalmente através da regularização da vazão dos rios Jaguari e Camanducaia. O investimento previsto é de cerca de R$ 1 bilhão, formando reservatórios com capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água, beneficiando diretamente e indiretamente 28 municípios da região do PCJ.

Sistema adutor regional

Está previsto o Sistema Adutor Regional das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SAR-PCJ), com quase 90 quilômetros de extensão, que distribuirá a água das barragens para os municípios. Os estudos técnicos já foram contratados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos e estão sendo desenvolvidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Sair da versão mobile