DestaquesEsportesFutebolGeral

Grêmio garante retorno à elite do Brasileirão

O Grêmio venceu o Naútico por 3 a 0 neste domingo (23) e garantiu o retorno à elite do Brasileirão após um ano disputando a Série B. Com a vitória, o Tricolor Gaúcho chegou a 61 pontos e, faltando duas rodadas para o fim do campeonato, não pode mais ser alcançado pelo Ituano, atual 5º colocado.

O jogo foi realizado no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE), local onde, em 2005, ocorreu a partida entre os mesmos times e que ficou conhecida como Batalha dos Aflitos. Na ocasião, o Grêmio, com quatro jogadores expulsos, venceu o Náutico por 1 a 0 com gol marcado nos acréscimos depois de o goleiro gremista defender um pênalti. A vitória garantiu o acesso do Grêmio à Série A de 2006. O Náutico não conseguiu subir naquele ano.

Neste domingo, porém, os times se enfrentaram em situação oposta. O Náutico, último colocado da Série B em 2022, entrou em campo praticamente rebaixado. Após a derrota, o Timbu já não tem mais chances de permanecer na segunda divisão e confirmou a queda para a Série C do ano que vem.

O Grêmio abriu o placar aos 25 do primeiro tempo com Bitello, que aproveitou rebote do goleiro após chute de Leonardo.

A história continuou remetendo à Batalha dos Aflitos quando, aos 18 do segundo tempo, Lucas Leiva marcou o segundo gol. O meio-campista, hoje com 35 anos, participou da histórica partida de 17 anos atrás.

O último gol saiu aos 23 minutos, após jogada de Guilherme pelo lado esquerdo. O goleiro Bruno Lopes defendeu o chute, mas, no rebote, Bitello marcou novamente para o Tricolor.

Duas vagas em aberto

Além do Grêmio, o Cruzeiro, que já garantiu o título da Série B, também voltará à elite do Brasileirão em 2023.

Outras duas vagas para a Série A ainda estão em aberto, faltando duas rodadas para o fim do campeonato. Se o torneio acabasse hoje, Vasco (59 pontos) e Bahia (58 pontos) subiriam para a primeira divisão.

Matematicamente, outros três times ainda podem conseguir o acesso: Ituano (54 pontos), Londrina e Sport, ambos com 53 pontos. Os clubes, porém, dependem de combinações de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *