Entre os dias 18 e 22 deste mês, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” promove a campanha “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024”, com a realização de atividades relacionadas aos cuidados maternos e neonatais. O público-alvo da jornada é formado por profissionais de saúde que atuam na UTI Neonatal, Maternidade, Pediatria e Pronto-Socorro Infantil (PSI) do HM.
A abertura do Novembro Roxo será na segunda-feira (18), às 9h, no Jardim Terapêutico do HM, com a apresentação da palestra “O Papel do Profissional da Saúde no Cuidado Materno e Neonatal de Qualidade – Gente que Faz a Diferença”, conduzida por Mônica Barthelson e Sarah Guimarães, coordenadora médica e coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do hospital, respectivamente.
Durante toda a próxima semana, serão realizadas atividades nas quatro alas materno-infantil, com a realização do Quiz da Prematuridade, dinâmicas e o sorteio de brindes envolvendo as equipes multidisciplinares desses setores.
O evento de encerramento da Semana da Prematuridade 2024 será a palestra “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”, nos dias 21 e 22, com as médicas Mônica Barthelson e Marina Sanchez, às 9h, na sala de reunião do HM.
“Neste ano, o tema central da campanha Novembro Roxo em todo o mundo é o papel do profissional de saúde que cuida dos prematuros e das gestantes de alto risco. Por isso, em 2024 nossas ações, treinamentos e capacitações são para enfatizar a importância desses profissionais, no sentido de melhorar a qualidade da assistência que eles prestam à população”, explica Sarah Guimarães.
“A nossa política de saúde materna tem amplo escopo e a prematuridade não poderia ser tratada de outra maneira, que não fosse com o olhar do cuidado e da atenção especializada, seja para o recém-nascido ou à gestante. Nesse contexto, o evento vai proporcionar mais qualificação aos profissionais e promover melhorias nessa área da assistência”, declara o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira
Ainda no mês dedicado à conscientização da prematuridade, o HM receberá nos dias 28 e 29 a palestra “Assistência de Enfermagem no Manejo Prático com a Amamentação”, com apresentação da enfermeira obstetra e consultora de amamentação Elizabete Machado. O evento será realizado na sala ao lado da Pediatria, a partir das 9h.
Novembro Roxo
O Novembro Roxo é um movimento global que tem como objetivo a sensibilização da sociedade em relação às causas e consequências da prematuridade. A data mundialmente reconhecida como o Dia da Prematuridade é 17 de novembro.
O Hospital Municipal é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.