AmericanaGeralPrincipaisSaúde

HM em Americana passa por treinamento sobre teste do pezinho e aplicação da vacina BCG

Equipes de enfermagem do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi participaram de um curso de capacitação sobre coleta do teste do pezinho e aplicação da vacina BCG em recém-nascidos. Os profissionais atuam na Maternidade, UTI Neonatal e Pediatria. A capacitação vai possibilitar a ampliação dos horários para a realização dos dois procedimentos e agilizar as altas hospitalares.

Além da qualificação técnica, o objetivo da jornada foi conscientizar o quadro de enfermagem do HM quanto à importância da Triagem Neonatal Biológica (exame do pezinho) e da aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e que geralmente é dada nos bebês antes da alta hospitalar.

Atualmente, o exame do pezinho e a aplicação da BCG são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. “Com a equipe devidamente treinada e capacitada, tais atividades poderão ser realizadas em outros períodos do dia”, afirma Paola de Oliveira Amaro, enfermeira especialista em obstetrícia que conduziu o treinamento.

“Garantimos assim que mãe e bebê tenham alta com todos os procedimentos realizados, diminuindo a necessidade de retorno ao hospital o que leva à diminuição da taxa de evasão”, completa Paola.

“As capacitações e atualizações dos processos de trabalho são de extrema importância para se garantir mais qualidade e eficiência na assistência hospitalar. Nesse caso específico da BCG e do exame do pezinho, as equipes puderam absorver mais conhecimento técnico, o que resulta em mais qualificação profissional”, destaca o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Hospital Municipal de Americana é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *