AmericanaDestaquesGeralSaúde

“Horta Vertical” reforça a importância da alimentação saudável em Americana

Com o objetivo de informar e envolver a população sobre a importância e a necessidade de manter uma alimentação saudável e nutricional, a Secretaria de Assistência Social e de Direitos Humanos (SASDH) iniciou o projeto “Horta Vertical”, nos Centros de Referência de Assistência Social, em entidades parceiras e no setor de acolhimento masculino.  

A secretária da pasta, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, informou que a ideia é ampliar o projeto, e serão feitos debates sobre hábitos alimentares e rotina saudável para toda a família. “Em uma horta doméstica conseguimos evitar o uso de agrotóxicos e obter hortaliças que nos proporcionam alimentação saudável e nutritiva. Além disso, a prática do cultivo alivia o estresse e estimula a ressignificação do alimento, a aproximação das pessoas e a valorização do meio ambiente”, disse.

O consumo diário de hortaliças pode protelar ou evitar doenças degenerativas, além de apresentar um aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças, como a hipertensão e a diabetes.

As hortas foram desenvolvidas por um morador do Jardim Guanabara, que reutilizou materiais substituídos no processo de troca da rede de água do município e que seriam descartados.

A proposta de cultivar e manter uma mini-horta em um espaço comunitário é de resgatar a importância da terra e tudo o que ela pode ofertar, além de fortalecer valores sociais, culturais e nutricionais para crianças, adultos e idosos.

A “Horta Vertical” requer cuidados simples como rega diária, sol pela manhã, um pequeno espaço e claridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *