Profissionais de saúde do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram da oficina “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”, nesta quinta (21) e sexta-feira (22). A atividade fez parte da programação do Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024.
“Foi uma espécie de aula de sensibilização do Método Canguru, que é uma tecnologia que faz parte da terapêutica dos prematuros, uma ferramenta de atendimento do prematuro dentro das maternidades”, explicou a coordenadora médica da UTI Neonatal do HM, Mônica Barthelson, que apresentou a oficina ao lado da médica Marina Sanchez. O método otimiza a evolução dos prematuros, promovendo benefícios como o ganho de peso, a estabilização dos dados vitais, a antecipação de alta e o aumento dos índices de aleitamento materno.
Inicialmente, foram apresentados conceitos teóricos e pilares do método de assistência médica baseada no contato (pele a pele) entre o bebê e os pais. Depois, foi feita uma dinâmica com os participantes que, de olhos fechados, foram submetidos a experiências sensoriais (odores de insumos, simulação de diálogos e de procedimentos médicos e de enfermagem) como se fossem os prematuros internados na UTI Neonatal.
“Esse método sensibiliza toda a cadeia hospitalar, isto é, a equipe multidisciplinar, os setores administrativo, médico e de enfermagem, sobre a importância do atendimento específico ao prematuro. O Método Canguru muda o conceito de atendimento porque envolve a parte psicossocial, emocional e de cuidados, que envolvem desde a agilidade da dispensação de um medicamento até a infraestrutura do hospital para a realização de triagens específicas”, acrescentou Mônica.
“O cuidado com os bebês prematuros deve ser diferenciado, considerando todo o contexto gestacional, incluindo a atenção às mamães. Portanto, essas ações têm um objetivo principal, que é o de qualificar a assistência e torná-la ainda mais humanizada”, reforçou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Semana da Prematuridade
Durante esta semana, foram realizadas atividades nas quatro alas materno-infantil do Hospital Municipal – UTI Neonatal, Maternidade, Pediatria e Pronto-Socorro Infantil (PSI) – como o Quiz da Prematuridade, dinâmicas e o sorteio de brindes envolvendo as equipes multidisciplinares.
Ainda no mês dedicado à conscientização da prematuridade, o HM receberá nos dias 28 e 29 a palestra “Assistência de Enfermagem no Manejo Prático com a Amamentação”, com apresentação da enfermeira obstetra e consultora de amamentação Elizabete Machado. O evento será realizado na sala ao lado da Pediatria, a partir das 9h.
O Novembro Roxo é uma campanha global cujo objetivo é a sensibilização da sociedade em relação às causas e consequências da prematuridade. A data mundialmente reconhecida como o Dia da Prematuridade é 17 de novembro.
O Hospital Municipal de Americana é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.