Ícone do site Opinião Play

Impeachment de Trump

Ontem, em Washington, teve início o julgamento de impeachment do presidente Donald Trump, no Senado Americano. O processo foi instaurado em dezembro de 2019 por abuso de poder e obstrução do Congresso.  A partir da próxima terça-feira 21/1, ele vai enfrentar o julgamento de todos os senadores que ontem juraram um processo imparcial. A maioria deles é do partido do presidente. Por isso, é muito difícil que ele seja forçado a deixar o cargo.

Donald Trump é o terceiro presidente da história dos Estados Unidos a sofrer um processo de impeachment . Antes de Trump, Andrew Johnson e Bill Clinton tiveram processos de impeachment aprovados pela Câmara, mas ambos foram absolvidos pelo Senado e não perderam o cargo. Assim como Trump, eles continuaram no cargo enquanto aguardavam o julgamento no Senado.

Richard Nixon estava prestes a enfrentar um processo também, mas renunciou antes que a Câmara pudesse iniciar a votação.

Nos EUA, a cassação ocorre somente se o Senado aprovar por maioria de dois terços, e não há suspensão entre a decisão da Câmara e o julgamento dos senadores. Nenhum presidente norte-americano chegou a ter o mandato cassado.

Agora é aguardar para ver.

Sair da versão mobile