DestaquesRegional

Inspeção das Vans escolares

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) inici hoje (20) as vistorias em veículos prestadores de serviço de transporte escolar (vans escolares). A inspeção é feita todo início de semestre e é obrigatória para que os condutores possam trabalhar legalizados perante o município. O prazo se encerra no dia 31 de janeiro. Estão cadastrados no município 230 veículos escolares.

São conferidos itens de segurança, conforto e aparência, além da parte interna do veículo – como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio e outros. Os condutores que não se apresentarem com seus respectivos veículos no prazo estabelecido estarão sujeitos às penalidades previstas por lei, como multa e apreensão do veículo.

No ato da vistoria, devem ser apresentados o documento original do veículo, taxa de vistoria (original) e atestado de revisão do freio expedido por empresa especializada (original). De acordo com o secretário Jorge Akira, o controle feito pela Semuttran é a principal garantia dos pais, pois é a certeza de que o condutor e o veículo estão regulares e cumprem as normas de segurança para prestação do serviço “Quem vai precisar de transporte escolar para os filhos deve escolher com cuidado os prestadores e entre esses cuidados está consultar se o condutor e o veículo estão regularizados”, afirmou.

Os pais ou responsáveis pelas crianças que utilizam o serviço de vans escolares podem conseguir informações no Departamento de Vistorias Especiais da Semuttran, que fica na Avenida São Paulo, 1.375 – Paulicéia, sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor). O atendimento é das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira, pelo telefone (19) 3435-9499.

VISTORIAS – As vistorias serão realizadas em conjunto com a Semutran e o Detran, na Rua Juceli Aparecida Sacaro, 313 – bairro Jardim Califórnia. O valor é de R$ 98,02 (taxa municipal) e R$ 151,86 (taxa do Detran). A taxa do município deve ser paga em bancos e lotéricas e a retirada da guia deve ser feita na Prefeitura, no térreo 1, no setor de Tributos Diversos. A do Estado, no próprio Detran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *