CulturaDestaquesGeral

Instituto CPFL celebrou 50 anos das relações entre Brasil e China com espetáculo

Para celebrar os 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China, firmadas em15 de agosto de 1974, o grupo CPFL Energia, que tem a chinesa State Grid como acionista majoritária, comemorou, por meio do Instituto CPFL, com mais um espertáculo válido pela 8ª edição das atividades que fazem parte da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China. No Teatro Municipal Castro Mendes, a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang apresentou o espetáculo “Um passeio na tradição: vislumbres da China”, com entrada gratuita (ingressos serão entregues na bilheteria a partir de duas horas antes do início).

Fundado em 1956, o grupo já se apresentou em 51 países, sendo uma das principais formas teatrais de Zhejiang, com uma história de mais de 500 anos. Caracterizada por música melodiosa e performances emocionantes que retratam a vida real, é um patrimônio cultural intangível nacional desde 2008. Suas apresentações incluem a vibrante dança do Dragão de 9 Segmentos e trechos tradicionais, destacando a rica tradição e habilidades dos artistas, além de músicas de instrumentos tipicamente chineses.

Exposição com oficinas

Além disso, a sede do Instituto, no município, presenteia o público com a exposição Cinco Mil Anos de Arte Chinesa: coleção Cerqueira Leite. Com mais de 300 peças disponíveis para visitação gratuita até o dia 12 de outubro, a mostra traz um percurso histórico milenar com peças que vão desde o período neolítico (6500 a 1700 a.C.) até a época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing). As obras fazem parte do acervo do professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Rogério Cezar de Cerqueira Leite, e é uma das mais completas coleções de peças chinesas na América do Sul.

No local, em parceria com o Instituto Confúcio e a PROEC/Unicamp, a exposição oferecerá oficinas de Corte de papel e Nó Chinês, com capacidade para 40 participantes cada e o agendamento deve ser feito por e-mail ou telefone – agendamento@escolapandora.com.br | (19) 98720-5806.

A exposição é patrocinada pela CPFL Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura, com apoio da State GridInstituto CPFL e PROEC/UNICAMP

A música clássica mistura brasileiros e chineses em apresentações que percorrerão quatro cidades paulistas. E uma delas será em Campinas, no dia 4 de setembro, às 20h, no Teatro Castro Mendes.Também em um evento que terá entrada gratuita ao público, o trio de músicos do projeto, Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, recebe os chineses Aria Zheng, com o instrumento Erhu, e Qinxiang Gao, com o instrumento Yangqin. No repertório, obras de Johannes Brahms e execuções de música tradicional chinesa. Para completar, nesta performance em solo campineiro os concertos ganham o reforço do pianista brasileiro Pablo Rossi.

“A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China promove a cultura como ferramenta de conhecimento e conexão. Neste ano, para celebrar o aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, pensamos em uma programação diversificada, que tem as pessoas como protagonistas. Teremos uma agenda multicultural, com diversas iniciativas que aproximam as fronteiras entre nós e uma das civilizações mais tradicionais do mundo, para celebrarmos essa jornada conjunta marcada por respeito, amizade e união“, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *