Destaques

Ipês embelezam a cidade em tempos de seca

Mesmo antes da chegada oficial da primavera, no dia 22 de setembro, as floradas de ipês já estavam embelezando áreas verdes, parques, canteiros e outros espaços verdes de Piracicaba. Depois do ápice dos ipês-roxos e amarelos, agora é a vez dos ipês-brancos demonstrarem sua beleza e esplendor.

Os ipês-brancos – cujo nome científico é Tabebuia roseoalba – são árvores comuns nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Podem alcançar até 16 metros de altura e troncos de até 50 centímetros de diâmetro. Seu período de florescimento ocorre entre os meses de agosto e outubro. Neste época do ano, os ipês aceleram a produção de sementes cuja dispersão é facilitada pelos ventos.

Além da beleza e da sombra que fornecem, os ipês são bastante indicados para a arborização urbana. “São recomendados por causa de seu porte não muito grande, da copa densa e de formato piramidal. Além disso, o ipê se adapta facilmente a terrenos secos”, explica a engenheira agrônoma responsável pelo Viveiro Municipal, Clementina Rossin.

Independente da cor, o metabolismo dos ipês obedece um inteligente mecanismo da natureza, que nos tempos de estiagem força a queda das folhas para o armazenamento de energia. Por essa sábia característica de sobrevivência, os ipês são considerados uma espécie caducifólia (aquela cujas folhas ‘caducam’, caem).

IPÊS DO VIVEIRO – Anualmente, o Viveiro Municipal da Sedema produz cerca de 110 mil mudas de diferentes árvores. Desse total, são produzidas aproximadamente 1.400 mudas de cada espécie de ipê.

Criado em 1995, o Viveiro Municipal está instalado numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, no bairro Santa Rita.

Grande parte de sua produção é destinada à arborização urbana (plantio em calçadas, canteiros, parques e áreas verdes). Mas o Viveiro também distribui mudas gratuitamente à população, por exemplo, donos de sítios e chácaras para o plantio em suas propriedades. O limite máximo por pessoa é de 10 mudas e a solicitação também deve ser feita pelo SIP 156.

E por meio de uma parceria com o Consórcio PCJ, o Viveiro Municipal também fornece cerca de 50 mil mudas para o reflorestamento e a preservação de matas ciliares da Bacia do PCJ , dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Secom Piracicaba