Ícone do site Opinião Play

Lei Sansão entra em votação no Senado Federal

Foto divulgação

A chamada Lei Sansão, já aprovada na Câmara dos Deputados, entra oficialmente na pauta de votação no Senado na próxima terça-feira (8/9) graças à luta da sociedade civil e, em destaque, da Associação de Proteção Animal Patas Para Você, através do seu presidente, empresário e  filantropo Alexandre Soares que nos últimos dois meses atuou incessantemente em apoio à PL 1095/19 do Deputado Fred Costa (@fredcostadep).

No Brasil, a  última lei em prol da proteção dos animais foi assinada em 1998 (Lei Federal 9.605/98) e decreta pena de apenas 3 meses a 1 ano de prisão para quem pratica ato de abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A Lei Sansão  tem o propósito de atualizar a principal lei vigente de proteção aos animais e estabelece a prisão de dois a cinco anos para quem comete crimes de maus-tratos contra cachorros e gatos e tem o intuito de  aumentar a multa para aqueles que praticarem ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar esses animais. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, os maus-tratos com animais aumentaram 10% durante a pandemia da Covid-19.

A batalha da Patas Para Você pela aprovação da PL 1095/19 começou no início de julho deste ano, dias após o cachorro Sansão, um pitbull de dois anos, ter sido vítima de tortura e ter as duas patas traseiras decepadas a golpes de foice pelos vizinhos, em Confins (MG). O caso ganhou grande repercussão, inclusive nas redes sociais (@todospor.sansao), e está movimentando um abaixo-assinado por pedido de justiça com prisão para quem promove maus-tratos contra animais, que já ultrapassa 720 mil assinaturas:

https://www.change.org/p/senado-federal-justiça-por-sansão-cadeia-para-maus-tratos-contra-os-animais

Uma intensa campanha nas redes sociais foi promovida pela Patas Para Você com a ajuda de celebridades – como os atores Rodrigo Lombardi e Thaila Ayala, os futebolistas Daniel Alves e Kaka; e as modelos Adriana Lima e Laís Ribeiro – que participam de um vídeo em apoio à criação da Lei Sansão. Desde o início, o presidente da associação, Alexandre Soares vinha fazendo pressão de diferentes formas e marcando o presidente do Senado @davialcolumbre em todas suas postagens, algumas delas, curtidas inclusive pelo próprio Alcolumbre. 

Alexandre também, através do seu advogado, articulou, em nome da Patas Para Você,  uma audiência presencial com Davi Alcolumbre para tentar colocar em votação o PL 1095/19, mas que foi desmarcada pelo próprio Senado porque o projeto acaba de entrar em votação.

Desde julho, Alexandre Soares apadrinhou de forma vitalícia o cachorro Sansão, que passou a receber estrutura completa para o tratamento das deformidades, incluindo exames,   medicamentos, fisioterapias e tratos especiais.

Sobre a associação

A Patas Para Você é uma associação beneficente, assistencial e sem fins lucrativos de proteção aos animais. 

O trabalho realizado pela Patas Para Você, que tem sede na capital paulista, é diferenciado e algo inédito no Brasil porque funciona como um suporte de extrema importância, inclusive aos protetores, oferecendo tratamento especial aos cães mais necessitados. Cada  procedimento cirúrgico envolve os melhores tipos de exames veterinários e os profissionais mais qualificados do mercado; custa em média R$ 1.500 por cachorro e  pode chegar até R$ 15 mil, em casos mais graves. Através de seu presidente Alexandre Soares,  mais de 1.200 cachorros já foram amparados.       

Fonte: Assessoria de imprensa Patas para Você

Sair da versão mobile