DestaquesLimeiraRegional

Limeira: Castração de cães e gatos

Por determinação do prefeito Mario Botion, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura publicará nos próximos dias um edital para chamamento público para credenciamento de clínicas e hospitais veterinários para dar início a um processo de castração de cães e gatos. “Sempre com gestão firme viabilizamos recursos para esta importante ação, medida que, além de atender demanda da comunidade, é uma questão de saúde pública”, declarou o prefeito Mario Botion.

Prova disso é que a a Associação Limeirense de Proteção Animal (Alpa), entidade sem fins lucrativos do município que atua de forma voluntária, entregou nesta semana ao prefeito, um abaixo-assinado com 20 mil assinaturas, solicitando que o Poder Público realizasse o procedimento de castração. “Sabemos do trabalho excelente da Alpa nessa causa e em tantas outras”, disse o prefeito.

Somente serão credenciadas clínicas que estejam regularizadas e que contemplem todas as exigências legais para esse tipo de atividade. “Vamos buscar o maior número possível de clínicas”, declarou o prefeito.

O prefeito Mario Botion enfatiza que o atendimento terá um caráter social, tanto em relação ao custo a ser cobrado pelas clínicas para a castração quanto para o perfil dos proprietários de animais que serão atendidos. Serão cães e gatos errantes (que vivem nas ruas) e aqueles que pertencem às famílias mais vulneráveis. Nesse último caso, será utilizado cadastro social do Ceprosom.

O edital será publicado nos próximos 15 dias – dando, então, início aos prazos para credenciamento. Após esse processo, a castração terá início efetivamente. Previsões dão conta que 5 mil animas poderão ser castrados nesta primeira fase.

A Prefeitura também já adquiriu um castramóvel que deve ser entregue no final do mês de março. O atendimento será feito de forma itinerante nos bairros da cidade.

O prefeito Mario Botion também agradeceu ao trabalho do deputado federal Miguel Lombardi. “O Miguel também vem atuando de forma muito firme para buscar alternativas para nos ajudar na implantação dessa política pública”, declarou.