Tecnologia

Loja do Futuro 2025 leva inovação a mais de 1,3 mil empresas do varejo paulista 

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser coisa do futuro e já se tornou uma aliada prática do varejo. Com a IA, é possível entender melhor o comportamento do consumidor, antecipar tendências e até personalizar ofertas de acordo com o perfil de cada cliente.

Esse é o tema que inicia o programa Loja do Futuro – edição 2025. Por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a iniciativa está acelerando a transformação tecnológica do varejo. Além disso, o conteúdo fornecido fortalece a gestão, promove a digitalização e abre novas oportunidades para micro e pequenos negócios em todo o Estado de São Paulo.

Entre abril e julho deste ano, foram realizados 47 eventos, em parceria com os sindicatos locais do comércio varejista, reunindo 2.530 participantes na palestra de abertura do projeto. Desse total, 801 pessoas físicas e 1.729 empresas.

A adesão ao programa foi expressiva — 1.630 empresários inscreveram-se oficialmente, representando 1.382 CNPJs distintos. Os números demonstram o alcance e o interesse de empreendedores de diferentes segmentos.

O Loja do Futuro é inspirado nas principais tendências e tecnologias apresentadas em feiras internacionais — como a NRF, em Nova York, nos Estados Unidos, e a Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha. Sua proposta é integrar canais físicos e digitais, otimizar processos e tornar as empresas mais competitivas.

A jornada do programa ocorre em quatro etapas. Tudo começa com a palestra O Futuro do Varejo — Como a Inteligência Artificial (IA) Pode Acelerar suas Vendas. Depois, os participantes têm acesso a capacitações coletivas, consultorias, oficinas sobre o papel estratégico da loja física, uso seguro de IA, diagnóstico de maturidade digital e soluções personalizadas para o setor.

Inteligência Artificial: do futuro ao balcão no dia a dia

Tema principal da primeira etapa do Loja do Futuro, a IA chega para incrementar as vendas, promover mais fidelização e menos desperdício de esforço em estratégias que não deram retorno. Imagine, por exemplo, poder prever quais produtos terão maior saída em determinada época ou atender seu cliente de forma imediata, 24 horas por dia, com um chatbot eficiente. Tudo isso está ao alcance de qualquer empresa, inclusive as pequenas.

Outro ponto positivo é a gestão mais inteligente do negócio. A IA ajuda a organizar estoques, evitar descontinuidade nas prateleiras e até sugerir ajustes de preços conforme a demanda e a concorrência. No dia a dia do comércio, essas otimizações fazem toda a diferença — reduzem custos, aumentam a margem de lucro e liberam tempo para que o empresário foque no que realmente importa, que é cuidar do relacionamento com o cliente. Em outras palavras, a IA não substitui o dono do negócio — ela dá suporte para que ele tome decisões mais rápidas, seguras e lucrativas.

Próximas etapas

Os eventos acontecerão em diversas regiões, ampliando o alcance da iniciativa e intensificando o compromisso da FecomercioSP e do Sebrae-SP com a inovação no varejo paulista. O programa abre novas oportunidades para os empresários participarem de diversos projetos e canais disponibilizados pelo Sebrae-SP, como a Vitrine Loja do Futuro, que conta com material digital de apoio para o mundo virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *