PolíticaPrincipais

Marina Silva anuncia apoio à Lula

A ex-ministra Marina Silva (Rede), que tinha relação estremecida com o PT desde a eleição de 2014, anunciou nesta 2ª feira (12.set.2022) apoio ao petista Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial. Ela é candidata a deputada federal por São Paulo.

O anúncio é o fim de um processo de reaproximação que envolveu diversos acenos de Lula. No anúncio, feito para jornalistas com a presença de diversos petistas, Marina foi chamada de “companheira”. A fala foi em São Paulo.

“Estamos vivendo aqui um reencontro político e programático”, declarou a ex-ministra. “Manifesto meu apoio, de forma independente, ao candidato e ex-presidente e futuro presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou ela.

“Do ponto de vista de nossas relações pessoais, tanto eu quanto o presidente Lula nunca deixamos de estar próximos e de conversar inclusive em momentos dolorosos de nossas vidas”, disse ela.

Marina afirmou que reconhece a legitimidade de “demais esforços” (ou seja, candidaturas) que buscam ser uma alternativa ao bolsonarismo, mas que Lula é quem tem mais condições de vencer Jair Bolsonaro (PL).

A Rede está na coligação que apoia Lula na disputa pelo Palácio do Planalto. O partido, porém, libera seus líderes a fazer campanha por outros candidatos. Por isso, o anúncio do apoio de Marina não é redundante à participação da Rede na aliança.

“Eu nunca estive tão distante política e ideologicamente da Marina”, declarou Lula. “Tem momentos na história em que a gente se reencontra”, disse o petista.

O apoio de Marina Silva não deve, por si só, acrescentar muitos votos a Lula. Mas o gesto político favorece o discurso de que o petista é candidato de uma frente ampla.

Marina Silva foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Ela deixou o PT em 2009. Foi candidata a presidente da República em 2010, 2014 e 2018. Em 2014, chegou a ameaçar a reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT). A campanha petista, porém, fez forte campanha contra a adversária na TV. Foi quando a relação entre a ex-ministra e o partido se esgarçou.

No domingo (11.set), Marina e Lula tiveram reunião. A foto foi divulgada nas redes sociais do candidato a presidente. No fim de agosto, o petista havia feito um aceno claro à ex-ministra.

“Eu não tenho nenhum problema de conversar com a Marina. Aliás, eu descobri que a Marina está morando a menos de 3 ruas da minha casa. A gente pode se encontrar a qualquer momento, vamos ver quem faz café melhor”, declarou ele em atividade de campanha em Manaus (AM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *