Médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Americana receberam uma capacitação sobre atendimento de urgência e emergência nesta semana. O curso foi ministrado pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia, sob a coordenação do enfermeiro Renato Lopes Machado, especialista em urgência e emergência, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Foram contemplados os médicos de família, clínicos, pediatras e ginecologistas. O objetivo foi renovar o conhecimento dos profissionais no atendimento pré-hospitalar para os casos de urgência e emergência que eventualmente podem ocorrer nas UBSs.
O curso abrange todos os procedimentos voltados aos casos de parada cardiorrespiratória, com uso de desfibrilador externo automático e outras intervenções técnicas para reanimação, com aula prática com uso de bonecos que são utilizados para simular a ressuscitação cardiorrespiratória.
Nos dias 6, 7, 18 e 19 de novembro, a capacitação de mesmo conteúdo foi direcionada aos profissionais da enfermagem que atuam na rede municipal. Na ocasião, o treinamento foi ministrado pela enfermeira emergencista Bruna Busnardo, especialista em urgência e emergência em atendimento pré-hospitalar, atuante no SAMU de Sumaré e conselheira do Coren (Conselho Regional de Enfermagem).
“Investir na melhoria do atendimento é uma das nossas prioridades e a qualificação das equipes é fundamental para garantir uma assistência resolutiva. Por isso, estamos proporcionando diversas capacitações, para o aprimoramento técnico dos nossos profissionais”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“Na rotina da Atenção Básica não é incomum os profissionais atenderem casos que exigem suporte e conhecimento do nível da urgência e emergência. Por isso é muito importante que eles estejam capacitados e bem orientados sobre as condutas e procedimentos em relação a esses casos”, esclareceu a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.
A enfermeira Fabrícia Santa Rosa Adami, responsável técnica de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS) e uma das organizadoras do evento, destacou a relevância da educação continuada aos profissionais da rede básica municipal. “É sempre enriquecedor para a rede municipal a capacitação técnica, por meio de uma educação continuada no âmbito geral da assistência. Quem ganha com isso é a população, que pode sempre contar com o profissionalismo das nossas equipes”, ressaltou.