Principais

Ministro anuncia remédio para Covid-19 em maio

O Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, astronauta Marcos Pontes acaba de anunciar que o Brasil está iniciando testes clínicos com um medicamento já existente com 500 pacientes portadores de Covid-19 e, em no máximo um mês, com todos os dados científicos se comprovando, teremos um medicamento para combater a doença, sem efeitos colaterais.

O Ministro informou ainda que o CT Vacinas de Minas Gerais conseguiu desenvolver um reagente nacional com a mesma performance comprovada dos reagentes internacionais e, por meio de inteligência artificial, foi desenvolvido um aparelho que conseguirá, por meio de uma amostra de saliva, detectar a covid-19 e outras patologias. Neste caso, o aparelho terá capacidade para realizar 500 testes por dia e o Brasil tem como produzir e mil máquinas para distribuir no território nacional. A utilização deve começar na segunda quinzena de maio.

Outro ponto abordado pelo ministro é que, por meio do sequenciamento do vírus no Brasil está sendo estudada uma vacina bivalente que poderá ser utilizada contra o Covid-19 e o Influenza. Essa vacina ainda não tem data para ser desenvolvida e testada.

Marcos Pontes relembra que toda a tecnologia utilizada é nacional e que os cientistas brasileiros inciaram as pesquisas em janeiro, quando a Covid-19 começou a se manifestar, ainda na China.

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil