Saúde

Mobilização contra a Dengue segue com ações em Sumaré

A Semana de Mobilização contra a Dengue segue com diversas ações em Sumaré, intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Arboviroses, em várias regiões da cidade.

A adesão à campanha nacional, que teve início no último sábado (8) com o Dia D de Combate à Dengue, adiado devido às chuvas, reforça o conjunto de medidas que o município vem adotando ao longo do ano. Os agentes de endemias estão mobilizando os moradores para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito, especialmente neste período chuvoso.

Nesta segunda-feira (10), as equipes realizaram visitas casa a casa nos bairros João de Vasconcelos e Maria Antônia, orientando os moradores sobre medidas preventivas, sintomas das doenças e eliminação de possíveis criadouros.

No Jardim Picerno, os agentes concentraram as ações nos Pontos Estratégicos (PE), locais com maior potencial de acúmulo de água, como borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios e comércios. Durante as visitas, são realizadas pulverizações, aplicação de larvicidas e remoção de criadouros, além da orientação aos proprietários sobre a manutenção dos espaços livres de água parada.

“O trabalho de controle ao Aedes aegypti é contínuo e coletivo, pois o morador tem papel essencial na eliminação de criadouros, mantendo os quintais livres de água parada. Com a Semana de Mobilização queremos reforçar esse compromisso com a saúde de Sumaré”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Apesar dos esforços do poder público, o sucesso das ações depende da colaboração dos moradores, que devem manter quintais, calhas, caixas d’água, potes de água de animais e outros recipientes sempre limpos e secos.

As piscinas também requerem cuidados especiais: a orientação é seguir corretamente as recomendações do fabricante quanto ao uso de cloro. Já as piscinas infantis devem ter a água trocada semanalmente e, quando não estiverem em uso, devem ser desmontadas e guardadas em local coberto.

Desde o início de 2025, o município registrou 8.848 notificações de dengue, com 5.713 casos confirmados e 16 óbitos. Em relação à chikungunya, foram 21 notificações e 5 casos positivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *