DestaquesGeralSanta Barbara

Novo CAPS Infantil Santa Bárbara acolhe crianças e adolescentes em oficinas terapêuticas

As oficinas terapêuticas em Saúde Mental têm auxiliado no atendimento humanizado de crianças e adolescentes no Novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil de Santa Bárbara d’Oeste. Entregue no dia 24 de maio pelo prefeito Rafael Piovezan, o setor completou 10 dias de atendimentos nesta terça-feira (11), totalizando 217 procedimentos.

Além das consultas médicas e de enfermagem, atendimentos individuais e em grupo, o setor atua em práticas integrativas, como auriculoterapia, reiki e aromaterapia e também as terapêuticas, em especial as oficinas das emoções, de autocuidados, de cosméticos e arteterapia.

Alegria, nojo, raiva, tristeza e medo são algumas sensações trabalhadas nas oficinas das emoções desde março e agora em novo ambiente. Baseada no filme “Divertida Mente” – produzido pelos estúdios Disney Pixar e que terá sua parte 2 lançada neste mês nos cinemas – a atividade ministrada pelos profissionais do setor atendeu Yuri, Isaac e Vitor em uma tarde de quarta-feira. A oficina busca explorar as mesmas emoções retratadas no filme, por meio de atividades lúdicas, oferecendo um espaço para interação socioafetiva e elaboração de conflitos.

Em preparação para a festa julina do espaço, Gabrielly e Larissa já estão confeccionando a decoração junto da orientadora socioeducativa e enfermeira, durante a oficina de arteterapia – instrumento de promoção da saúde mental reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) – que por meio da criatividade e da imaginação proporciona, além do autoconhecimento e da reflexão sobre si próprio, redução do nível de estresse e da ansiedade, elevando com isso a autoestima dos nossos jovens. A oficina acontece semanalmente e, na maioria das vezes, os trabalhos desenvolvidos vêm de sugestões dos próprios pacientes.

Já a oficina de autocuidados é voltada para adolescentes e trabalha com os participantes formas de cuidar de si mesmo. Beatriz, Ester e Nicolly puderam receber uma sessão de escalda-pés para posteriormente replicar em casa. A terapia foca na mudança de hábitos e o que fazer para construir uma vida mais saudável, por meio de práticas diárias que envolvem o autocuidado emocional, espiritual, social, físico e intelectual.

As mesmas pacientes do CAPS Infantil também tiveram a oportunidade de integrar a oficina de cosméticos naturais, que auxilia nos cuidados com a higiene pessoal e traz o bem-estar pelos aromas e percepção das texturas das ervas, utilizadas para preparação das fórmulas. A oficina busca trazer a satisfação em fazer o próprio cosmético, ajudando no autocuidado e favorecendo a parte psicológica, com terapias usando as mãos.

O psiquiatra do espaço, Eduardo Mendes de Vasconcellos, contextualizou que a infraestrutura do local também conta com atendimento individualizado, sessões de psicoterapia, psiquiátricas, de terapia ocupacional, sendo que as oficinas integram o leque de serviços oferecidos. “Pessoas com transtornos ansiosos, por exemplo, têm dificuldade de estar em espaços com muita gente. Então muitas das oficinas já trabalham um pouco isso”, disse. “O interessante é a população participar. E boa parte disso aqui não é só para se tratar. E quem se trata, na verdade, quem está precisando de ajuda, às vezes encontra em outra pessoa uma ‘chavinha’ para conseguir melhorar”, enfatizou o médico.

A enfermeira do setor, Kátia Cristina Siqueira, ressaltou que as oficinas trazem mais conforto em relação à parte medicinal dos atendidos, proporcionando a parte natural e trabalhando a autoestima. “Eles estão gostando bastante do novo espaço. Está bem acolhedor, grande e ventilado, e ainda dá para aumentar o número de atendidos”, explicou a oficineira. “As oficinas possibilitam ainda ampliar e aprimorar o vínculo entre o adolescente e os pais”, complementou.

Novo CAPS Infantil

O espaço conta com consultórios, sala de ludoterapia, sala de atendimento em grupo equipada com áudio e vídeo, sala para elaboração de oficinas, sala para oficina culinária, farmácia, sala de enfermagem, apoio administrativo e para funcionários, ampla recepção e sala de espera, sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, pátio coberto e área externa para trabalho de horta. Com 625 metros quadrados de área construída, o Novo CAPS Infantil está situado à Rua Tucanos, 406, no São Francisco 2. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Saúde Mental

Além do CAPS Infantil, o Departamento de Saúde também conta com o CAPS 2, onde é feito o acompanhamento de demandas de adultos, não relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, e o CAPS AD, que realiza o acompanhamento de usuários com demandas graves, devido ao uso de álcool e outras drogas.

No primeiro quadrimestre deste ano, os serviços de Saúde Mental realizaram um total de 8.271 atendimentos. Os dados foram apresentados durante a Audiência Pública da Secretaria de Saúde, realizada na Câmara Municipal no dia 29 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *