AmericanaSaúde

Palestra sobre prevenção em saúde mental marca segundo dia da SIPAT da Saúde em Americana

A prevenção de problemas como ansiedade e Síndrome de Burnout esteve no centro das discussões do segundo dia da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Secretaria de Saúde, nesta terça-feira (12), no CCL (Centro de Cultura e Lazer) de Americana. A palestra “A mente também precisa de EPI: a NR-01 como ferramenta de prevenção e reconhecimento de riscos invisíveis” foi conduzida pelos psicólogos Natácia Cristina dos Santos Pratta, do Caps AD “Nova Vida”, e Vinícius Torre de Almeida, reunindo profissionais para debater a importância do cuidado emocional no ambiente de trabalho.

Os palestrantes apresentaram diferentes aspectos da saúde mental, com destaque para os fatores que desencadeiam quadros de ansiedade e Burnout, as formas de prevenção nas rotinas laborais e a importância do autocuidado para manter o equilíbrio emocional e evitar o esgotamento.

Um dos pontos centrais abordados foi a atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que incluiu os riscos psicossociais como parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas e instituições em geral. Isso significa que, além dos riscos físicos e ambientais, fatores como estresse excessivo, assédio moral e carga de trabalho desproporcional devem ser monitorados e prevenidos pelos empregadores.

“A inclusão da saúde mental como prioridade na NR-01 é um avanço fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Reconhecer riscos invisíveis como ansiedade e Burnout é essencial para que possamos cuidar integralmente dos nossos colegas, promovendo não apenas a segurança física, mas também o bem-estar emocional”, ressaltou o presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Saúde, Antônio Jorge da Silva Gomes.

“É fundamental que as empresas compreendam que a saúde mental não pode ser negligenciada. A atualização da NR-01 e a nova certificação são passos importantes para consolidar uma cultura organizacional que valoriza o cuidado emocional e a prevenção, tornando o ambiente de trabalho mais humano e acolhedor”, reforçou a psicóloga Natácia Cristina dos Santos Pratta.

A palestra reforçou a importância de reconhecer e gerenciar riscos invisíveis à saúde mental, fortalecendo a cultura de prevenção e cuidado no setor da saúde. Ao final do evento, os profissionais disponibilizaram aos participantes um protocolo de atendimento a crises agudas de ansiedade no ambiente de trabalho. O material pode ser acessado pelo link https://www.americana.sp.gov.br/download/campanha/protocolo-atendimento-crise-ansiedade.pdf.

Sequência da programação:

13/08 (quarta-feira) – 8h às 12h

Tema: Assédio moral e sexual nas relações de trabalho

Palestrante: Waldomiro Antônio Rizato Junior – Mestre em Direitos Fundamentais e servidor da Justiça do Trabalho

14/08 (quinta-feira) – 13h às 17h

Tema: Soluções para inserir a atividade física no cotidiano do trabalhador: o que a ciência diz

Palestrante: Dr. Tiago Volp Braz – Educador físico e pesquisador

15/08 (sexta-feira) – 8h às 12h

Tema: Segurança vai além do EPI: cuidando da mente e do bolso

Palestrante: Gisele Testoni Epprecht – Servidora da rede municipal de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *