DestaquesGeralPiracicaba

Piracicaba capacita profissionais da região para intervir em situações de violação de direitos

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, realizará, no dia 21 de maio, em Piracicaba, o encontro regional Tecendo Redes: estratégias de enfrentamento à violência contra as pessoas com deficiência.

Direcionado aos profissionais da rede de serviços da região de Piracicaba, o evento tem por objetivo divulgar o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência e o trabalho dos Centros de Apoio Técnico (CAT) em unidades policiais. O encontro tem o objetivo também de ampliar o entendimento sobre as diretrizes de atendimento previstas na Portaria nº 46 da Delegacia Geral de Polícia, que consolida normas de serviços da polícia judiciária, em especial, sobre o atendimento de pessoas com deficiência e fortalecer a atuação em rede com serviços das áreas da assistência social, saúde, educação, sistema de justiça e segurança pública.

Até o terceiro trimestre de 2023 foram registradas quase 52 mil denúncias contra os direitos humanos de pessoas com deficiência em todo o Brasil, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. São Paulo é o estado com o maior número de denúncias, com destaque à exposição ao risco de saúde. “Informar e capacitar os profissionais que atuam com pessoas com deficiência é essencial para contribuirmos com a mudança desse cenário”, destaca Daniela Mendes, superintendente geral do IJC.

Com início programado para às 13h, a mesa de abertura contará com a presença de Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC), Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), e representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, da prefeitura de Piracicaba e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.

“Fortalecer os profissionais que atuam em redes de serviço como assistência social, saúde, educação, entre outros, significa investir não só em prevenção, como também em uma rede preparada para enfrentar, de forma estratégica, a violação de direitos das pessoas com deficiência”, ressalta Marcos da Costa.

Para a capacitação dos profissionais da rede de serviços, serão abordados temas como direito das pessoas com deficiência e atendimento do Centro de Apoio Técnico (CAT), com a palestra de Thais Barreto Pereira, psicóloga do IJC e a apresentação do Central de Libras, programa estadual de atendimento à pessoa surda, por Edilson de Andrade, coordenador dos cursos de Libras da SEDPcD.


Mais informações:

Tecendo Redes: estratégias de enfrentamento à violência contra as pessoas com deficiência

Data: 21 de maio de 2024

Horário: 13h

Local: Auditório da Secretaria de Educação de Piracicaba: Rua Cristiano Cleopath, 1902, bairro Alemães, Piracicaba (SP)

Inscrições: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *