GeralPolíticaPrincipaisSumaré

Planejamento de implantação de um novo Centro de Especialidades em Sumaré

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, recepcionou em seu gabinete nesta quarta-feira (29) a vice-reitora de Administração e Finanças da UNIP (Universidade Paulista), Claudia Meucci Andreatini, o coordenador geral dos cursos de Medicina e Fisioterapia da universidade, Cristiano Baldan, e médicos especialistas, e autorizou o início de estudos para a implantação de um novo Centro de Especialidades no município. O objetivo é aproveitar a estrutura de docentes, estudantes e equipamentos a ser disponibilizada pela universidade e ampliar o atendimento à população. O encontro ainda teve a participação do vereador Silvio Coltro e da empresária Sandy Vaughan.

O projeto prevê uma parceria entre a Prefeitura e a UNIP , na qual o município cederá a área do novo centro de atendimento e a universidade será responsável por trazer toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do local . Serão até nove especialidades médicas que estarão disponíveis à população.

Durante o encontro, o prefeito Luiz Dalben disponibilizou áreas públicas para visitação técnica, como a antiga UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque das Nações, na região da Área Cura. O grupo vistoriou o espaço e já planeja as próximas etapas da parceria.

Com prazo já determinado pela universidade, a ideia é que o novo Centro de Especialidades inicie suas operações em Sumaré em fevereiro de 2025.

“Estamos comprometidos em oferecer serviços de saúde de excelência à nossa população. Esta parceria representa um passo importante nessa direção e autorizei que os estudos para a escolha da área sejam realizados para futuramente atendermos as especialidades”, afirmou o prefeito.

A vice-reitora da UNIP ressaltou a importância da parceria. “Essa parceria é muito importante, tanto para o município, como para a gente como universidade, para ter a oportunidade de trazer nossos alunos, nossos professores para cuidarem de uma área e para o município, que passa a ter mais atendimento. Vai trazer um crescimento nessa área da saúde tanto para a gente, para os nossos professores, que são médicos, nossos alunos, como para o município também. São até nove especialidades, a gente começaria com as mais básicas e com o tempo, aumentamos as possibilidades de atendimento”, disse.

O coordenador geral dos cursos explicou que toda supervisão será feita com a presença dos médicos contratados pela UNIP no Centro de Especialidades para garantir a qualidade do atendimento. “A gente tem como prioridade nos cursos da saúde de uma forma geral, em especial no da medicina, que os nossos alunos têm muitos cenários de práticas diferenciadas que possam contribuir com a população da região onde a gente está inserido. Desde o início, o município de Sumaré tem aberto as portas para a UNIP para fazermos essas parcerias. Essa nova oportunidade que a Prefeitura tem dado e oferecido para a gente, de pensar num espaço para abrirmos os laboratórios de especialidades, além de fazer um bem para a formação dos alunos, contribui e dá uma contrapartida importante para o município. O nosso curso ainda está no terceiro ano, avançando, então tem muitas práticas que eles vão fazer já no ano que vem. Entrando no quinto e sexto anos para os internatos, isso fortalece a capacidade para a expansão do atendimento”, afirmou. “Hoje, são 75 alunos que passariam aqui na disciplina de interação comunitária e habilidades clínicas, mais ou menos em torno de oito a 12 horas por semana cada um”, completou o coordenador.

A proposta agora segue para estudos mais detalhados, incluindo a definição do local para a instalação do Centro de Especialidades e a elaboração de um plano de ação conjunto entre a Prefeitura e a universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *