Plano Municipal pela Primeira Infância: comunidade pode colaborar
Famílias, profissionais da educação e de outras áreas, e toda a sociedade civil, podem sugerir políticas públicas que atinjam crianças de zero a seis anos
A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebe sugestões para o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Famílias, profissionais da educação pública e privada, demais profissionais, e toda a comunidade, podem participar preenchendo os formulários que estão no site https://araras.sp.gov.br/pmpi/#tab5.
O formulário para profissionais fica disponível até o dia 10 de outubro e para as famílias – ou pessoas que convivem com crianças – até o dia 30 de outubro. “O PMPI é um instrumento importante para a definição de políticas públicas para a primeira infância, especialmente ações intersetoriais entre Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e Cultura”, explica o secretário de Educação, Bruno Roza. “É o momento de nós discutirmos e pensarmos juntos uma proposta condizente para a primeira infância aqui na cidade de Araras”.
A primeira infância abrange as crianças de zero a seis anos, período fundamental para o desenvolvimento humano, pois é quando o cérebro se forma e a criança constrói as bases do desenvolvimento físico, cognitivo, socioemocional e motor.
O Plano Municipal pela Primeira Infância está previsto no Marco Legal da Primeira Infância, que é estabelecido pela Lei nº 13.257, aprovada em 8 de março de 2016, que altera o Estatura da Criança e do Adolescente (ECA).