AmericanaDestaquesEducaçãoGeral

Plano Municipal pela Primeira Infância de Americana é apresentado ao CMDCA

O documento final elaborado pelo Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI), com propostas para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos no município, considerando sua família e contexto de vida, foi apresentado, nesta terça-feira (18), ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), reunido no prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Vila Amorim, em Americana.

O texto está organizado em seis eixos, que elencam medidas a serem adotadas para promover o desenvolvimento das crianças na chamada Primeira Infância. O documento tem base em estudos do comitê gestor do PAPI, e em pesquisas qualitativa, feita com pais e responsáveis, e quantitativa, com crianças e profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e das Pastorais da Criança.

A redação passará pela análise dos conselheiros antes de ser apresentada por meio de projeto de lei, para a elaboração de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância no município.

A diretora de Assistência Social e Direitos Humanos de Americana, Beatriz Betoli Bezerra, destacou a importância do texto apresentado. “Esse plano foi construído a muitas mãos, a experiência foi de um processo muito participativo. Cada frase escrita foi muito debatida e as propostas foram construídas coletivamente. O plano agora dará o direcionamento para as ações contempladas no Programa Americana pela Primeira Infância”, explicou.

Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, a análise do CMDCA representa um grande passo para a garantia de direitos das crianças americanenses. “Quando aprovado, o Plano Municipal pela Primeira Infância será um marco na concepção da criança e nas ações de cuidado para seu pleno desenvolvimento desenvolvidas no município de Americana”, detalhou.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, destacou o empenho de diversas secretarias na elaboração do plano. “As secretarias da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi mais uma vez se uniram em torno de um propósito em comum, desta vez, o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, que são uma parcela significativa do público atendido pela Secretaria de Educação.”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *