AmericanaDestaquesEducaçãoGeral

Plano Municipal pela Primeira Infância de Americana será lançado nesta terça-feira 

O documento final elaborado pelo Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI), com propostas para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos no município, considerando sua família e contexto de vida, será lançado, oficialmente, nesta terça-feira (2) em cerimônia na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aracati, no bairro Vila Gallo, em Americana.

O Plano Municipal Americana pela Primeira Infância está organizado em seis eixos, que elencam medidas a serem adotadas para promover o desenvolvimento das crianças na chamada Primeira Infância. O texto tem base em estudos do comitê gestor do PAPI e em pesquisas qualitativa, feita com pais e demais responsáveis, e quantitativa, com crianças e profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e das Pastorais da Criança.

Para o prefeito Chico Sardelli, o documento desenvolvido nos últimos 20 meses é um marco histórico para o município. “Uma cidade que cuida de suas crianças organiza o presente para a construção do seu futuro. Em nome do município de Americana, agradeço todo o trabalho em prol da Primeira Infância”, declarou.

O Plano tem como secretarias articuladoras as pastas de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde e foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O documento é ilustrado com desenhos das crianças americanenses atendidas pela rede municipal e foi diagramado pela Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação.

O vice-prefeito Odir Demarchi parabenizou a equipe responsável pelo desenvolvimento do plano. “Nossos servidores e voluntários realmente se envolveram, estudaram e reuniram o que há de melhor para nossas crianças de 0 a 6 anos”, falou.

A redação agora será apresentada por meio de projeto de lei, para a elaboração de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância no município.

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, ressaltou a relevância do documento. “As crianças de 0 a 6 anos representam uma grande parcela dos estudantes de nossa rede e o Plano Americana pela Primeira Infância organiza e aglutina as ações para este público em um documento norteador”, disse.

“Americana está de parabéns por manter essa política articulada, integrada e resolutiva, que visa a proteção e o cuidado do indivíduo em seus primeiros anos de vida”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Programa Americana pela Primeira Infância foi lançado em outubro de 2022, em cerimônia na Casa da Criança Urupê, no bairro Antônio Zanaga. 

“É um grande avanço para as políticas públicas de atendimento às crianças de 0 e 6 anos a efetivação do plano municipal, contemplando as ações do Programa Americana pela Primeira Infância para o plano de desenvolvimento das crianças do nosso município. Todo o processo para a construção e direcionamento das ações de proteção e garantia dos direitos das crianças foi elaborado com a participação comitê gestor do PAPI, baseado em estudos e pesquisas junto aos pais, crianças e profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e das pastorais, além da análise do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes. O plano será um marco para Americana, uma prioridade na gestão do prefeito Chico Sardelli”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *