Prefeito Chico abriu a 3ª Feira AgroUrbana e a 53ª Exposição Nacional de Orquídeas em Americana
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, acompanhado do vice-prefeito Odir Demarchi e do secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, abriu oficialmente, na manhã desta sexta-feira (15), a 3ª Feira AgroUrbana e a 53ª Exposição Nacional de Orquídeas, na FIDAM (Feira Industrial de Americana). Os eventos, que seguem até domingo (17), integram a programação comemorativa dos 150 anos de Americana.
“A Feira AgroUrbana e a Exposição de Orquídeas são dois eventos muito importantes para o município, que agregam uma diversidade de opções aos visitantes, incentivam e fomentam o empreendedorismo e a economia local, mobilizando produtores rurais, horticultores e cultivadores de flores, frutas, hortaliças e outros mercados. Agradecemos os parceiros que tornaram possível essa iniciativa: o Círculo Americanense de Orquidófilos, a Casa da Agricultura e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. E convidamos a população para prestigiar o evento”, disse o prefeito Chico.
A visitação é gratuita e pode ser feita nesta sexta-feira (15), até as 20h. No sábado (16), o funcionamento será das 8h às 20h, e no domingo (17), das 8h às 16h. A FIDAM está localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200 – Vila Israel.
A Feira AgroUrbana conta com 19 expositores, enquanto a Exposição Nacional de Orquídeas reúne 80 expositores de sete estados. A estrutura do evento inclui praça de alimentação, espaço kids, venda de flores, hortaliças, insumos, estruturas para estufas, equipamentos e outras atrações, além de cursos gratuitos.
O vice-prefeito Odir Demarchi ressaltou a importância das feiras para o setor produtivo. “A atividade proporciona uma oportunidade de crescimento ao setor e os visitantes podem apreciar e adquirir os produtos expostos. A Exposição de Orquídeas é um evento tradicional na cidade, apresentando sempre as belezas das flores e os cuidados com o cultivo. Os horticultores também já conquistaram seu espaço na feira, consolidando um trabalho de muita dedicação e qualidade oferecido à população”, disse Odir.
“A Feira AgroUrbana foi idealizada na gestão do prefeito Chico Sardelli para reforçar e implementar ações de incentivo junto aos horticultores e produtores rurais, fortalecendo o segmento no município. Durante todo o ano, firmamos parcerias para oferecer cursos de formação, visando o aprimoramento do trabalho já desenvolvido na cidade e oferecendo mais qualidade de vida à população. A Exposição de Orquídeas também recebe todo o apoio da Administração, reunindo produtores de todo o país”, afirmou o secretário Fábio.
O vereador Levi Rossi, representando a Câmara Municipal, falou sobre a realização do evento no mês de aniversário da cidade. “Este importante evento também marca o mês especial de aniversário de Americana, onde os serviços avançam e são entregues à população graças à administração do prefeito Chico e do vice Odir, que apoiam os eventos na cidade. Quando fomos até o prefeito junto com os representantes do Círculo de Orquidófilos foi dado todo o apoio para que a exposição seja cada vez mais referência. Agradeço o chefe de Gabinete, Franco Sardelli, que é nosso interlocutor entre o Gabinete e as secretarias, o secretário Fábio, o presidente do Círculo de Orquidófilos, Diego, e os vereadores”, declarou.
O presidente do Círculo Americanense de Orquidófilos, Diego Malheiros da Silva, destacou a importância da feira e agradeceu o apoio da Prefeitura. “A feira é muito importante para Americana e agradecemos o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, secretário Fábio e equipe, FIDAM, prefeito Chico e vice Odir, Casa da Agricultura e parceiros. Os produtores, cultivadores e expositores apresentam o que existe de melhor em termos de plantas. Desejamos uma excelente feira a todos”, disse.
Segundo o Círculo Americanense de Orquidófilos, Americana é referência mundial na produção da espécie Cattleya lueddemanniana e é a cidade brasileira que mais exporta Cattleyas espécies.
Durante o evento, serão realizados dois cursos. Na manhã desta sexta-feira, ocorreu o “Aprenda a Exportar”, ministrado pela gerente da Investe SP, Elisabete Donato, por meio do Programa Exporta SP. Representantes de micros, pequenas e médias empresas, além de produtores rurais, receberam orientações sobre como iniciar ou ampliar exportações.
No sábado, às 10h, haverá o workshop “Cultivo de Rosas do Deserto”, com Apolonia Grade, produtora de orquídeas. A atividade terá duração de três horas, com entrega de certificados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ikmtxBp7C3sSr2sS6.
O evento conta com os apoios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sicredi, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Casa da Agricultura de Americana, entre outros parceiros.
Participação de estudantes
A abertura do evento também contou com a presença especial de 200 estudantes dos 2°, 3°, 4° e 5° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Darcy Ribeiro.
Eles participaram de visita guiada aos estandes e conheceram mais sobre o setor e o ciclo de vida das orquídeas. O objetivo foi proporcionar novas experiências e aprendizados por meio da integração dos estudantes ao calendário comemorativo de eventos da cidade.
“É uma alegria para nós da Secretaria de Educação proporcionar aos estudantes esta visitação, repleta de conhecimento e aprendizado, e participar da abertura oficial do evento realizada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e parceiros”, disse o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
Também participaram da abertura o chefe de Gabinete da Prefeitura, Franco Sardelli; os vereadores Jacira Chávare, Leonora Périco, Gutão do Lanche e Fernando da Farmácia; o secretário municipal Leon Botão (Comunicação e Tecnologia da Informação); o diretor do CIESP de Americana e presidente da FIDAM, Leandro Zanini; o presidente da Associação de Hortas Urbanas, Ademir Truzzi; o chefe da Casa da Agricultura de Americana, Maurício Santos Lima; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Neto Franzatto; a diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke; o diretor da Unidade de Praças e Jardins, Antonio Donizete de Paula; a assessora institucional de Meio Ambiente, Andréa Gonçalves; a secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, entre outros convidados.