DestaquesGeralSanta Barbara

Prefeitura revisa as matrizes de referência para avaliações externas da Rede Municipal

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Assessoria Pedagógica, vinculada à Secretaria de Educação, revisou as matrizes de referência para as avaliações externas da Rede Municipal de Ensino. Essa atividade contou com a participação dos professores, coordenadores e diretores de todas as Unidades de Ensino. 

As novas matrizes já foram divulgadas e compartilhadas com todos os envolvidos em dois encontros de formação: um para o segmento Ensino Fundamental I e outro para o Ensino Fundamental II. Elas já foram utilizadas como referência para a primeira etapa da avaliação “Caminhos da Aprendizagem”, que ocorreu em abril deste ano.

Além disso, essa revisão traz diversos benefícios, como a padronização, que permite que os alunos sejam avaliados de uma forma mais justa e equitativa. Elas também servem para orientar os professores sobre o que deve ser ensinado e avaliado em cada ano escolar.

As matrizes de referência também permitem a análise do progresso dos alunos ao longo do tempo. Isso ajuda os professores e gestores educacionais a identificar áreas de melhoria e ajustar a estratégia de ensino para melhorar o desempenho dos alunos. Também são importantes para a prestação de contas da rede municipal de educação, permitindo avaliar o desempenho da rede, ajudar a identificar áreas de melhoria e promover políticas públicas

Matrizes de Referências

De acordo com Alicia Bonamino, no Glossário Ceale, as matrizes de referência são utilizadas no contexto das avaliações em larga escala para indicar as habilidades a serem avaliadas e orientar a elaboração de itens de testes e provas para cada ano/série. 

É importante destacar que as matrizes de referência são apenas um recorte do que pode ser aferido na avaliação; elas não esgotam o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *