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Procon Sumaré orienta para compras de Dia das Mães

O Procon de Sumaré, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, orienta consumidores sobre compras, tendo em vista o Dia das Mães comemorado neste domingo (14).

Considerando o grande número de consumidores que optam pelas compras on-line, a Coordenadora do Procon-Sumaré, Carla Vensel, destacou que é fundamental pesquisar referencias do site antes de efetuar a compra e o pagamento.

“As pessoas não devem clicar em links recebidos pelo WhatsApp ou redes sociais. Na dúvida, entre pelo navegador no site e confirme se a oferta é real. Se o preço for muito diferente de outras lojas, desconfie. Também é importante verificar, na hora do pagamento, para quem está sendo efetuado aquele crédito. Por exemplo, se você comprou de uma loja, com CNPJ, e o pagamento está direcionado à uma pessoa física, com o número do CPF, possivelmente trata-se de golpe”, alertou a coordenadora.

O órgão sugere planejamento para que o consumidor saiba o que realmente precisa comprar antes de iniciar as buscas, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente virtual. A orientação é para que as pessoas se atentem aos descontos, às formas de pagamento e às políticas de troca. Nos sites, é importante conferir a forma de pagamento e o preço do frete, que pode encarecer significativamente o valor final inserido na compra.

Carla também detalhou as informações que devem ser consideradas quando o produto não apresentar a qualidade anunciada. “As trocas de produtos com vício (defeito) são obrigatórias no prazo de até 90 dias, deixando-o em perfeitas condições de uso”, explicou.

O Procon ainda adverte que a procedência dos produtos está intimamente ligada à saúde e proteção do consumidor. Dermocosméticos e maquiagens, por exemplo, devem ser comprados originais, para evitar risco à saúde.

Depois de escolhido o tipo de presente, é recomendável que o consumidor faça uma pesquisa de preços nos estabelecimentos. O Procon incentiva essa prática e recomenda a pesquisa, uma vez que o vendedor está autorizado a dar algum desconto, mas só o faz quando lhe pedem.

Em relação às informações sobre o produto, o consumidor deve ficar atento a alguns aspectos:

– VESTUÁRIO: É preciso verificar se a peça possui etiqueta com os dados referentes à composição do tecido, lavagem e tamanho.

– Itens de PERFUMARIA e ALIMENTAÇÃO: Precisam especificar o peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição e dados do fabricante ou importador, sendo que estas informações devem estar, necessariamente, em língua portuguesa.

– ELETRODOMÉSTICOS e ELETROELETRONICOS: Devem ter manual de instrução e certificado de garantia, ambos em português e entregues no ato da compra.

– ARRANJOS de FLORES: Uma das opções de presentes mais procuradas, o consumidor deve estar atento ao valor, em função do tipo de arranjo e embalagem, da procedência da flor e a taxa de entrega cobrada pela floricultura.

– COMPRAS PELA INTERNET: A orientação é de pesquisar sobre a loja virtual antes de fechar o negócio. Ainda segundo o PROCON, o consumidor tem direitos garantidos, como prazo de sete dias para devolver o produto, independente de estar com problemas ou não em compras realizadas fora do estabelecimento comercial físico.

– NOTA FISCAL: A nota fiscal é a comprovação da compra, por isso é necessária sua emissão, importante para definição de início de prazos e garantias.

– PAGAMENTO: – Sendo à vista, o consumidor pode pedir desconto. Nas compras a prazo, deve-se ficar atento aos juros cobrados.

– PRAZO PARA RECLAMAÇÃO E TROCA DE MERCADORIAS: Varia de acordo com o produto. O consumidor deve acertar previamente com o lojista e pedir a garantia da troca por escrito, na etiqueta ou na própria nota fiscal. Fique atento, pois, de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vícios ou defeitos.

Em caso de dúvidas ou reclamações, o endereço da unidade do PROCON em Sumaré é Rua Antônio Pereira de Camargo, nº 300, região central. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Controle Interno e Transparência, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3873-1071 e o e-mail procon.sumare@gmail.com.

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