Professores da rede municipal de ensino de Santa Bárbara entram em greve
Professores da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’ Oeste estão em estado de greve, diante da negativa da Prefeitura em rever o desconto indevido em seus salários. O imposto de renda foi descontado em duplicidade no recibo de férias e no salário do mês de julho.
A decisão pelo estado de greve foi tomada em assembleia na sede do SindProSBO-Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d’ Oeste, na manhã desta terça-feira (22) e os educadores decidiram recorrer à Justiça do Trabalho e manter o estado de greve no aguardo de um posicionamento da Prefeitura.
“Mesmo a gente provando que eles erraram, alegaram que o desconto está correto. Vamos aguardar um posicionamento da Prefeitura e juridicamente faremos tudo que for possível”, afirmou a diretora do sindicato, Gisele Ramires.
No dia 10 de julho, um grupo de professores foi até o 8º andar da Prefeitura para cobrar esclarecimentos e solução e foi recebido pelo secretário adjunto Miguel Brito, que se comprometeu em dar andamento interno nas demandas apresentadas. A resposta da Prefeitura, segundo o sindicato foi negativa.
“A exposição feita pela Prefeitura, ainda que traga trechos do Manual do eSocial e reforce o recolhimento em parcela única, não rebate a falha na operacionalização da folha de pagamento, que resultou na duplicidade do desconto do imposto”, afirma o sindicato.
As escolas da rede municipal de ensino estão em período de férias. Os professores e funcionários retornam no próximo dia 30 para planejamento e organização escolar. As aulas serão retomadas dia 2 de agosto.
A reportagem do portal SBNotícias solicitou uma posição da Prefeitura a respeito do assunto e aguarda a resposta.