O projeto Mama Nenê na Creche, desenvolvido pela Prefeitura de Americana, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, definiu o calendário de orientações finais para 2024. Os encontros para familiares de crianças ingressantes nas vagas de creche oferecidas pela rede municipal de Educação ocorrerão nos dias 3, 5, 10 e 17 de dezembro, em quatro escolas municipais.
A ação promove e incentiva o aleitamento materno para um desenvolvimento saudável dos bebês e é voltada a educadores e familiares. As orientações incluem noções sobre alimentação, boas práticas parentais e processo de adaptação da criança à unidade escolar.
As famílias de crianças matriculadas nas creches para o ano letivo de 2025 são chamadas a participar dos encontros, realizados em regiões distintas do município, de forma a contemplar todo o território. Familiares que não puderem estar presentes devem justificar a ausência e participar da próxima turma.
Para o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, a parceria com a Secretaria de Saúde permite o desenvolvimento saudável dos bebês atendidos pela rede municipal de ensino. “A integração entre as secretarias da gestão Chico Sardelli e Odir Demarchi nos permite avançar mais rápido e com mais qualidade em questões essenciais para as famílias americanenses. Na Educação Infantil, o cuidar e o educar estão intrinsecamente conectados e fazem parte do cotidiano das unidades. A participação dos familiares é essencial para que compreendam o processo de adaptação da criança à novidade na vida dela, que é a ida à escola”, declarou.
As equipes de profissionais das secretarias de Educação e de Saúde envolvidas no projeto estarão, no dia 3, no Centro Integrado de Educação Pública Prof. Oniva de Moura Brizola (CIEP Zanaga) para orientar famílias de crianças ingressantes das vagas em creche nas Casas da Criança Taraguá, Curió, Urupê, Panamby e Pitanga.
No dia 5, é a vez de familiares de bebês ingressantes na Creches Anajá e Chuí, das Casas da Criança Araúna, Graúna e Tahira se encontrarem para orientações no CIEP Prof. Octávio César Borghi (CIEP Cidade Jardim).
Em 10 de dezembro, o CIEP Prof. Philomena Magaly Makluf Rossetti (CIEP São Vito) recebe as famílias de crianças que, em 2025, começam a frequentar as Casas da Criança Baeti, Jaguari, Juriti, Manacá e as creches Curimã e Taperá.
O calendário de orientações se encerra no dia 17, com o encontro de familiares de bebês ingressantes nas Casa da Criança Arapiranga e das creches CAIC e Wanda Polo Müller.