Rio Branco EC completa 112 anos de história
O Rio Branco Esporte Clube foi fundado em 4 de agosto de 1913, com o nome de Arromba Futebol Clube. Sua primeira diretoria era composta pelo idealizador, João Truzzi, e mais 26 membros. Quatro anos depois, a entidade mudou de nome pela primeira vez, para Rio Branco Football Club, em homenagem ao Barão do Rio Branco. Somente em 1961, o clube recebeu o nome que carrega até hoje.
Os anos de 1993 e 1994 marcaram o auge do Rio Branco Esporte Clube, com boas campanhas e revelações de grandes jogadores. Em 1993, o clube alcançou uma boa colocação final do Paulistão, terminando na 6ª posição, atrás apenas dos principais times da capital. O clube revelou talentos como Flávio Conceição, Mineiro, Marcelinho Paraíba, Marcos Assunção e Marcos Senna. Além do futebol, também teve destaque em modalidades amadoras. No entanto, em 2007, após uma temporada ruim e goleada para o Rio Claro, foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Paulista. Em 2012 a equipe conquistou o título do Campeonato Paulista A3.
No ano passado, o primeiro tigre do Brasil sagrou-se campeão da Série A-4 2024, enfrentando a Francana na final da competição. O Rio Branco tinha por obrigação vencer, pois a Francana tinha a vantagem dos dois empates e o jogo de volta em casa.
No primeiro jogo da final disputado no Estádio Décio Vitta em Americana, o Rio Branco venceu por 2×0, podendo perder por até um gol no jogo de volta. Já no segundo jogo no Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho em Franca, o Alvinegro Americanense venceu por 2×1. E se sagrou campeão.
Nesta temporada o Rio Branco disputou o Campeonato Paulista A3, onde foi eliminado nas semi-finais da competição para o vice-campeão, Monte Azul.
O tigre disputa a Copa Paulista e busca a classificação heróica. Nesta segunda-feira enfrenta o São Bento em Sorocaba pela fase de grupos do campeonato.
Em meio glórias e dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, o clube segue em atividade, resistindo ao tempo com dignidade e respeito à sua história. Celebrar os 112 anos do Tigre é reverenciar uma instituição que ajudou a moldar o esporte regional.
Parabéns, Rio Branco. Que venham mais capítulos em sua história.