DestaquesSanta BarbaraSaúde

Santa Bárbara promove ações de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou na última semana as ações alusivas ao Movimento Setembro Amarelo. A iniciativa aborda a prevenção ao suicídio, por meio de atividades de sensibilização, sendo promovida nos serviços que compõem a Rede de Saúde Mental e a Rede Intersetorial do Município.

Como já é tradicional durante o mês de setembro, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais setores da Secretaria de Saúde contam com decoração especial e Salas de Espera Ativa voltadas ao tema. No decorrer do mês, outras atividades de sensibilização serão realizadas, com o objetivo de dar visibilidade e trazer o tema para discussão. As ações são coordenadas pelo NES (Núcleo de Educação em Saúde) e Setor de Saúde Mental.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo essa a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano – cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país.

Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 2010 e 2019, 112.230 pessoas morreram por suicídio. Houve um aumento de 43% no número anual de mortes, passando de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019.

No Brasil, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que contam com apoio de órgãos e entidades públicas para divulgação dos temas da campanha.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura oferece tratamento para usuários do serviço nos setores de Saúde Mental, além de acolhimento nas UBSs e atendimento para os casos de urgência nos prontos-socorros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *