DestaquesGeralSanta BarbaraSegurança

Santa Bárbara realiza audiências públicas sobre o Plano Municipal de Segurança Pública

A prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Governo, Esportes e Ordem Pública, concluiu na noite da última quinta-feira (9), as audiências públicas sobre o Plano Municipal de Segurança Pública. Os encontros foram realizados na sede e nos distritos de Florália, Brumal e Conceição do Rio Acima e também contaram com a participação das comunidades vizinhas.

Durante 4 dias, a população teve a oportunidade de conhecer, debater e sugerir pautas relacionadas à segurança pública do município. Além do Poder Executivo ouvir as demandas mais urgentes de toda a comunidade. 

Ao longo da semana, o prefeito, Alcemir Moreira e a vice-prefeita, Professora Dionir, e o secretário de Governo, Esportes e Ordem Pública, Rogério Cardoso, estiveram à frente das audiências e explicaram cada detalhe do Plano, como, por exemplo, os diagnósticos de segurança, as ações que estão e as que ainda serão implantadas. As reuniões contaram com a participação do pesquisador Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), Rodrigo Alisson Fernandes. 

Também estiveram presentes nas audiências os secretários municipais, servidores, membros da sociedade civil e representantes do legislativo 

Plano Municipal de Segurança Pública 

O Plano Municipal de Segurança Pública, visa apresentar o diagnóstico de criminalidade, pesquisa de vitimização e ações a serem fundamentadas em conjunto com os demais órgãos de segurança. Foram realizadas pesquisas com a população, em geral, e comerciantes. 

Por meio dessas apurações, os pesquisadores puderam fazer uma análise completa sobre os crimes, os dias e horários onde tem mais ocorrências, definiram a Zona Quente de Criminalidade (ZQC) e também fizeram uma análise completa sobre quais delitos são informados para as autoridades policiais. 

Além disso, o Plano também prevê uma série de ações para combater a criminalidade na cidade, como, a ampliação do efetivo da guarda municipal, a criação do Observatório Criminal, ampliação do sistema de videomonitoramento do Olho Vivo para 50 câmeras e outras ações estratégicas. 

Dessa forma, as informações detalhadas nas audiências, irão facilitar a tomada de decisões no combate à criminalidade e melhorando a presença policial no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *