Cultura

São Paulo Companhia de Dança traz pré-estreia e dois espetáculos a Santa Bárbara d’Oeste

Nos dias 2 de maio, às 20 horas, e 3 de maio, às 19 horas, o Teatro Municipal “Manoel Lyra” receberá a renomada São Paulo Companhia de Dança (SPCD) para duas apresentações, além de pré-estreia de Carlos Pons Guerra e abertura do Laboratório da Dança Fernanda Araújo. O público poderá retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro uma hora antes de cada sessão.

Com direção artística de Inês Bogéa, a SPCD traz ao palco barbarense um programa variado que une tradição e inovação. O repertório inclui o clássico Grand Pas de Deux de Dom Quixote, baseado na obra de Marius Petipa, e Ataraxia, nova criação do coreógrafo cubano George Céspedes. A noite também contará com uma pré-estreia de Carlos Pons Guerra, além da abertura local, com apresentação do Laboratório da Dança Fernanda Araújo.

O Grand Pas de Deux de Dom Quixote é o momento do casamento de Kitri e Basílio, personagens principais dessa obra. Coreografado por Marius Petipa, o balé Dom Quixote é baseado num capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, a filha do taberneiro.

Já Ataraxia mergulha no conceito estoico da serenidade imperturbável e marca a primeira colaboração de Céspedes com uma companhia brasileira. A obra mistura dança contemporânea com figurinos urbanos e trilha sonora que vai de Marilyn Manson a Pablo Milanés. Nesse jogo entre controle e entrega, constrói-se a nova criação de George Céspedes para a São Paulo Companhia de Dança, que leva o mesmo nome.

Reconhecido por seu estilo único, que combina dança com elementos geométricos e matemáticos, o coreógrafo Céspedes — um dos grandes nomes da dança contemporânea global — desenha grandes formas no palco por meio do movimento coordenado de grupos de bailarinos, adicionando contrastes dinâmicos e emocionais à narrativa.

A iluminação realça a precisão dos movimentos e intensifica as atmosferas criadas, potencializando as emoções. Já os figurinos, inspirados em roupas de rua, dialogam com a contemporaneidade, proporcionando liberdade de movimento e expressão individual, além de contribuir para o aspecto urbano e vibrante da obra.

Confira as fichas técnicas:

Grand Pas de Deux de Dom Quixote (2012)
Coreografia: na versão da SPCD, a partir do original de 1869 de Marius Petipa (1818–1910)
Música: Leon Minkus (1826–1917)
Iluminação: Wagner Freire
Figurinos: Tânia Agra

Ataraxia (2025)
Coreografia: George Céspedes
Assistência de Coreografia: Aymara Rodrigues
Músicas: Trilha original de George Céspedes; Count To Six And Die (The Vacuum Of Infinite Space Encompassing), de Marilyn Manson e John Lowery; The Golden Age Of Grotesque, de Brian Warner e Tim Skold, ambas interpretadas por Marilyn Manson; Candil De Nieve, de Raúl Torres, interpretada por Pablo Milanés.
Figurino: Marco Lima
Iluminação: André Boll
Atenção: a obra apresenta cena com efeito estroboscópico que pode afetar espectadores fotossensíveis.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança se destaca pela sua versatilidade e inovação, desde sua criação em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo. Gerida pela Associação Pró-Dança, é dirigida por Inês Bogéa. Reconhecida pela crítica como uma das mais prestigiadas companhias da América Latina, seu repertório abrange tanto criações exclusivas, quanto remontagens de grandes obras da dança mundial.

Com apresentações que atravessam fronteiras, a Companhia leva sua arte a diversos públicos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Já foi assistida por um público superior a 2 milhões de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca de 180 cidades em mais de 1.300 apresentações, acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Além disso, ações educativas e projetos voltados à preservação e difusão da memória da dança são parte essencial de sua missão, perpetuando esse legado cultural para as futuras gerações. São Paulo Companhia de Dança: excelência que inspira, movimento que transforma.

Serviço:

São Paulo Companhia de Dança em Santa Bárbara

Dias 2 de maio, às 20h, e 3 de maio, às 19h

Local: Teatro Municipal “Manoel Lyra” | Rua João XXIII, 61, Centro, Santa Bárbara d’Oeste

Repertório: Abertura da Companhia local. São Paulo Companhia de Dança apresenta Grand Pas de Deux de Dom Quixote, na versão da SPCD; Ataraxia, de George Céspedes; pré-estreia de Carlos Pons Guerra.

Ingressos gratuitos – retirada 1h antes na bilheteria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *