GeralPrincipais

Sapore reduzir 190 toneladas de lixo descartável em 2024 

Cada vez mais responsável e comprometida com as práticas de ESG (Environmental, Social e Governance) e o impacto de suas operações ao meio ambiente, a Sapore vai trocar os copos descartáveis de uso único por reutilizáveis em centenas de unidades. Com isso, a empresa espera reduzir 190 toneladas de lixo descartável em 2024.

No primeiro semestre, 35% das unidades da Sapore irão receber copos reutilizáveis de policarbonato e de polipropileno, que tem durabilidade de até 5 anos. Os copos plásticos descartáveis, que podem levar até 400 anos para se decompor, são um dos itens mais encontrados em aterros sanitários e lixões do Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Além disso, o Fórum Econômico Mundial estima que hoje há mais de 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e que até 2050, este material vai superar o número de peixes.

Entre os benefícios gerados pela troca dos copos descartáveis de uso único nos restaurantes está a redução da emissão de gases de efeito estufa, diminuição de plásticos no meio ambiente, economia de recursos naturais na produção, como água e energia, além de ser um grande estímulo à economia circular. Com essa medida, a Sapore espera não apenas amenizar o seu impacto ao meio ambiente, mas também incentivar clientes e consumidores a um consumo cada vez mais consciente, refletido em ações cada vez mais focadas em sustentabilidade.

“A problemática do descarte inadequado de resíduos plásticos é uma questão global que impacta negativamente o meio ambiente e a qualidade de vida de todos nós. Ser ESG precisa estar nas atitudes e não só no discurso. Por isso, a Sapore está investindo, cada vez mais, na redução do seu impacto ambiental e fazendo o uso consciente do plástico. Todos ganham, nós pessoas, as empresas e o meio ambiente”, explicou Edna Correia, auditora interna da Sapore e especialista em ESG.

Até agora, a empresa investiu quase R$ 2,5 milhões em copos reutilizáveis, caixas monoblocos e carros seca copos, desenvolvidos pelo time de IOS (Inteligência Operacional Sapore) da empresa junto com os fornecedores, para garantir ergonomia, qualidade e o fluxo operacional, e que serão enviados para as unidades. Desde 2021, os potes de sopa e sobremesas também deixaram de ser descartáveis. Com essa troca, a empresa já reduziu aproximadamente 180 toneladas de resíduos plásticos.  

“Os benefícios pela substituição de utensílios descartáveis por retornáveis são muitos para o meio ambiente e, consequentemente, para nós. A Sapore tem em seu DNA a inovação e, por isso, segue buscando soluções para reduzir o impacto ambiental de suas operações”, completou Vanessa Veloso, diretora executiva de Operações.

A campanha já foi implementada na Sede da companhia que removeu todos os descartáveis de uso único tanto do restaurante como da área administrativa e contempla também o desenvolvimento de materiais de conscientização que serão disponibilizados para os clientes e colaboradores. A Sapore reconhece seu papel na mudança e na conscientização de seus colaboradores e clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *