Ícone do site Opinião Play

Saúde de Campinas espera distribuir vacina de covid em todos os centros

A secretaria de Saúde de Campinas espera terminar de distribuir até amanhã (17) as 10 mil doses da vacina Spikevax (XBB) contra covid-19 para os 68 centros de saúde da cidade. A distribuição começou ontem (15).

As doses da vacina foram entregues a Campinas pelo estado de São Paulo na última sexta-feira (12), e, por enquanto, não há confirmação de datas das próximas remessas. Desde maio, a cidade recebeu 36 mil doses da secretaria estadual.

Como e onde ser vacinado?

Os moradores podem consultar se a vacina já está disponível em cada uma das unidades básicas de Saúde por meio do site: clique aqui. A Saúde informou que para receber a dose, basta comparecer a um centro de saúde com a vacina disponível, não é preciso fazer agendamento. Basta apresentar um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação (se tiver).

Quando devo esperar para tomar a vacina?

Pessoas com sintomas gripais ou que foram diagnosticadas com covid precisam esperar pelo menos quatro semanas para receber a vacina.

Já a aplicação do imunizante contra a dengue – que deve ser aplicado em pessoas de 10 a 14 anos – exige um intervalo de ao menos 24 horas para ser tomado – a cidade começou a vacinar ontem em segunda dose.

Histórico da vacina Spikevax (XBB) em Campinas

A secretaria de Saúde de Campinas começou a aplicar a Spikevax (XBB) no dia 24 no público-alvo, que é formado por crianças de 6 meses a 4 anos e por pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários.

Esses grupos são formados por pacientes cuja condição aumenta o risco para formas graves da doença, independente do número de doses prévias. A lista inclui:

Indicação de doses para adultos

Qualquer adulto que não faça parte dos grupos prioritários, mas que nunca atenha tomado tenha tomado nenhuma vacina contra covid, precisa tomá-la. Já para quem tem 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, a indicação é de uma dose semestral. Para os demais grupos prioritários, é de uma dose anual.

Sair da versão mobile