A Secretaria de Saúde de Americana está promovendo um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos servidores que atuam diretamente no atendimento ao público. O curso, com carga horária total de 40 horas, teve início nesta terça-feira (5) em formato online.
Além das aulas, ministradas pelas professoras Gisele Rosa e Lílian Nogueira, da Inclusão & Cia, haverá também dinâmicas com pessoas com deficiência auditiva, para interação e aplicação prática do conteúdo.
O curso é organizado pelo NAC (Núcleo de Apoio ao Cidadão) e tem como objetivo capacitar os servidores para a inclusão social, com o aprendizado da língua de sinais para melhorar o atendimento às pessoas com deficiência (PCDs).
O treinamento também tem o apoio da Unidade de Tecnologia da Informação (TI) e vai abranger inicialmente os servidores da sede da secretaria.
“As pessoas com deficiência precisam ter um cuidado ainda melhor na relação interpessoal. Por isso estamos investindo na melhoria da comunicação, para prestar um atendimento cada vez mais humanizado e inclusivo”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“Esta capacitação é fundamental para garantir um atendimento acessível às pessoas surdas em todos os setores. Além disso, a inclusão de intérpretes de Libras nas equipes de saúde contribui para promover a igualdade e o respeito à diversidade”, acrescentou a coordenadora do NAC, Claudia Borges.