CulturaDestaquesGeralSanta Barbara

Seis escolas sobem ao palco do 7º Recitar de Santa Bárbara no segundo dia

Seis escolas subiram ao palco da 7º edição do “Recitar – a palavra em Verso Vivo” de Santa Bárbara d’Oeste nesta quarta-feira (15). Os alunos da Categoria Fundamental II, do 6º ao 9º anos, encantaram os presentes em esquetes no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”. Nesta quinta-feira (16) e último dia do Concurso de declamação e encenação de poemas acontecerá a apresentação das escolas do Ensino Médio e Técnico.

O “Recitar – a palavra em Verso Vivo” é realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, e com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, e voltado aos estudantes barbarenses de Escolas Públicas e Particulares do Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, com o objetivo de despertar e cultivar o interesse pelas obras poéticas da Língua Portuguesa e valorizar novos talentos literários barbarenses.

Para os poemas de autoria barbarense dessa edição foi definido o tema: ‘Arte – o caminho para o conhecimento’ e para se chegar aos Melhores Poemas de Autoria Barbarense, as obras apresentadas foram analisadas por uma Comissão de Avaliação específica, diferente do júri que avalia as declamações, que foi composta por profissionais da área da pedagogia e literatura Gilmarinho, Josiane Bosqueiro e Mateus Olivatto.

Nas premiações, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi se destacou em Iluminação Cênica e Sonoplastia. A E.E. “Profª Luzia Baruque Kirche” foi contemplada com destaques em Figurino e Iluminação Cênica.

A E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes” recebeu prêmios destaques em Figurino tanto na declamação de poema de autoria barbarense como na de autor consagrado.

Já a E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto” conquistou os prêmios destaques em Figurino e Sonoplastia. A E.E. “Profº José Domingues Rodrigues” se destacou em Maquiagem e Sonoplastia. Por fim, a E.E. “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg recebeu prêmios destaques em Figurino e Sonoplastia.”

Os grandes vencedores da Categoria Fundamental II foram:

Vinícius Almeida que recebeu o prêmio de Melhor Poema de Autoria Barbarense pelo poema ‘Inteligência (Arte) Artificial’ que foi declamado pela aluna Raphaela Servilha da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”.

Rosana Cristina Bressan Mizzone foi agraciada com os prêmios de melhor direção artística tanto na categoria poema de autoria barbarense como na de autor consagrado pelas declamações apresentadas pela E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”.

Júlia Maria Mosna sagrou-se Melhor Declamadora de Poemas de Autoria Barbarense e Nara Mylenna de Sousa Melo conquistou o prêmio de Melhor Declamação de Poemas de Autor Consagrado, ambas da E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”.

Os vices campões foram:

Sabrina Freire de Niza, pelo 2º lugar em poema de autoria barbarense “Meu corpo é arte’ declamado pelo aluno Hugo Roberto Pereira dos Santos da E.E. “Profª Luzia Baruque Kirche”.

Márcia Cristina Reis de Araújo foi agraciada com os prêmios de melhor direção artística tanto na categoria poema de autoria barbarense como na de autor consagrado pelas declamações apresentadas pelo Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

Helena Rapanelli Pelissari que é aluna do Núcleo de Fundação Integrada da Fundação Romi, conquistou o 2º lugar em declamação de Poema de Autoria Barbarense.

A aluna da E.E. “Profº José Domingues Rodrigues, Stefany Silva Melo”, ficou com a 2ª colocação em declamação de Poema de Autor Consagrado.

Já os terceiros colocados foram:

Manuely Ramos Biscace, autora do poema ‘Arte e vida’ declamado pela aluna Júlia Maria Mosna da E.E. “Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes”.

Zeila Fernanda Alves de Andrade, da E.E. “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg”, foi a 3ª colocada em Direção Artística pela declamação do poema de autoria barbarense.

Vinícius Almeida, da E.E. “Profº José Domingues Rodrigues”, foi o 3º colocado em Direção Artística pela declamação do poema de autor consagrado.

Raphaela Servilha, aluna da E.E. “Profª Maria José Margato Brocatto”, ocupou a terceira colocação em declamação de poema de autor barbarense enquanto que o aluno Gabriel de Andrade dos Santos, da E.E. “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg”, conquistou a terceira colocação em declamação de Poema de Autor Consagrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *